Programas de Qualificação

O Governo Paulo Câmara, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (SETEQ), mantém iniciativas para formação e qualificação de trabalhadores pernambucanos em todas as regiões do Estado. Conheça nossos programas:


 



Programa Valorizando a Pele

 

Você conhece o Programa Valorizando a Pele? Ele foi criado em 2019, sob o comando da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco e do Sebrae-PE, na expectativa de aperfeiçoar e escoar a venda de produtos derivados do couro da ovinocultura, da caprinocultura e tilápia. O Estado é o segundo do Nordeste na produção de caprinos e ovinos e o primeiro no ranking de tilápia. O mercado de peixes – que é mais diversificado e complexo – também tem uma posição de destaque. No Brasil, a tilápia é a espécie mais cultivada e o Estado pernambucano ocupa o primeiro lugar no ranking nordestino, com a produção de 20,5 mil toneladas ao ano.


É neste contexto que o ‘Valorizando a Pele’ visa profissionalizar a confecção e comercialização de produtos derivados de couro de caprinos, ovinos e tilápia. Os municípios beneficiados pelo programa são Floresta, Petrolândia e Tacaratu e os empreendimentos já estão selecionados. O objetivo é gerar emprego e renda no Sertão de Itaparica, de modo que a região sertaneja se consolide em explorar os derivados da pele dos animais. O programa beneficia 30 empreendimentos.

Designer
: Régi Silva

 
ELA PODE

 

IMPACTO

As mulheres impactadas com a capacitação, podem

garantir sua independência financeira e poder de

decisão sobre seus negócios e vidas. As

capacitações são oferecidas gratuitamente para

mulheres, prioritariamente em situação de

vulnerabilidade socioeconômica ou risco social. A

Seteq tem a parceria institucional da Secretaria da

Mulher estadual.


MUNICÍPIOS

Todas as regiões do Estado serão beneficiadas e o

total de mulheres beneficiadas será de 10.732

mulheres em Pernambuco.

 

ORÇAMENTO

Os custos para o Estado são apenas de

deslocamento e divulgação. Pelo Acordo de

Cooperação entre o Estado e o IRME – Instituto

Rede Mulher Empreendedora do qual não há nenhum

repasse financeiro, apenas apoio na logística das

voluntárias, mobilização do público alvo e divulgação.

 

Inscrições para as oficinas on-line: https://elapode.online/comunicacao

 
Novos Talentos

O programa Novos Talentos, criado em 2011, já capacitou mais de 30 mil trabalhadores e empreendedores pernambucanos. Tendo por base a gratuidade do Senai, promove cursos gratuitos de qualificação profissional nas áreas da Indústria, Construção Civil, Comércio e Serviços, com foco preferencial nos empreendimentos estruturadores instalados ou em processo de instalação nas diversas Regiões de Desenvolvimento (RDs) de Pernambuco. O Novos Talentos oferece cursos de aperfeiçoamento (até 100 horas-aula), de qualificação (até 500 horas-aula) e cursos técnicos (a partir de 800 horas-aula) para quem deseja se qualificar numa profissão.

 


Leia mais...
 
Mãe Coruja Pernambucana

O Mãe Coruja é um dos programas sociais brasileiros de referência na área materno-infantil, sendo reconhecido e premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização dos Estados Americanos (OEA), como modelo de Gestão de Política Pública.

Oferece apoio às mães pernambucanas, antes e depois do nascimento de seus filhos, tendo como objetivo prestar atenção integral às gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) e aos seus bebês, garantindo a eles um desenvolvimento saudável e harmonioso durante os primeiros anos de vida.

Uma parceria entre governo estadual, prefeituras municipais e a sociedade, com impacto positivo na melhoria dos indicadores sociais em Pernambuco. Implantado em 2007, tornou-se política pública de Estado com a Lei nº 13.959, de 15/12/2009.

O Programa Mãe Coruja Pernambucana funciona de modo intersetorial, através de uma rede de serviços que atualmente inclui o trabalho de 11 Secretarias de Estado, com ações voltadas direta ou indiretamente, às gestantes cadastradas e seus filhos.

Leia mais...