Programas de Qualificação

O Governo Paulo Câmara, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (SETEQ), mantém iniciativas para formação e qualificação de trabalhadores pernambucanos em todas as regiões do Estado. Conheça nossos programas:


 



Programa Valorizando a Pele

 

Você conhece o Programa Valorizando a Pele? Ele foi criado em 2019, sob o comando da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco e do Sebrae-PE, na expectativa de aperfeiçoar e escoar a venda de produtos derivados do couro da ovinocultura, da caprinocultura e tilápia. O Estado é o segundo do Nordeste na produção de caprinos e ovinos e o primeiro no ranking de tilápia. O mercado de peixes – que é mais diversificado e complexo – também tem uma posição de destaque. No Brasil, a tilápia é a espécie mais cultivada e o Estado pernambucano ocupa o primeiro lugar no ranking nordestino, com a produção de 20,5 mil toneladas ao ano.


É neste contexto que o ‘Valorizando a Pele’ visa profissionalizar a confecção e comercialização de produtos derivados de couro de caprinos, ovinos e tilápia. Os municípios beneficiados pelo programa são Floresta, Petrolândia e Tacaratu e os empreendimentos já estão selecionados. O objetivo é gerar emprego e renda no Sertão de Itaparica, de modo que a região sertaneja se consolide em explorar os derivados da pele dos animais. O programa beneficia 30 empreendimentos.

Designer
: Régi Silva

 
Projeto Ideia

 

 

PROJETO IDEIA

Objetivo do Projeto Ideia é oferecer capacitação profissional técnica e orientação empresarial para os trabalhadores autônomos, microempreendedores individuais e potenciais empreendedores. As capacitações são ofertadas de acordo com as potencialidades dos municípios ou grupos contemplados. A Secretaria Executiva da Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo é quem executa, por meio de convênio com instituições contratadas e com expertise em formação profissional. Este projeto é uma forma de Incentivo ao Desenvolvimento do Empreendedor Individual e do Autônomo, com recursos da receita Interna do Governo do Estado. O projeto desenvolve ações de fomento ao empreendedorismo, gerando oportunidades para os Empreendedores Autônomos, Potenciais Empresários, Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e EPP (Empresa de Pequeno Porte).

Veja se algum curso em andamento te interessa neste link
https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/

Responsável pelo Projeto: Irenilda Magalhães

Procedimento de inscrição para ALUNOS E ALUNAS CADASTRADOS:

Para alunos e alunas inscritos no Projeto Ideia em anos anteriores, não é necessário realizar novo CADASTRO.
Favor clicar na parte "Já sou Cadastrado" e preencher o login (número do CPF) e a senha.

1. Caso o aluno ou aluna não se lembre da senha, e tenha cadastrado seu e-mail válido,
deverá clicar no link: "Esqueci minha Senha". Será enviada uma nova senha de acesso.

2. Caso o aluno não se lembre da senha e do próprio e-mail, ou não tenha informado nenhum
e-mail anteriormente, deverá clicar no link: "Esqueci meu email".

Será exibida uma tela para confirmação do CPF e da data de nascimento, com outro campo para
o candidato preencher o e-mail válido, para o qual será enviada uma nova senha de acesso.

 

Procedimento de inscrição para ALUNOS e ALUNAS NÃO CADASTRADOS:

Deverá preencher formulário com: CPF, senha, nome e filiação, sexo, data de nascimento, estado civil,  nacionalidade, naturalidade,
se portador de deficiência, se na condição de baixa renda, nível de escolaridade, RG, se possui ou não Carteira de Trabalho,
endereço e e-mail.

Após a inclusão correta dos dados ficará disponível para o candidato a opção dos “Cursos Disponíveis” onde poderá visualizar
as vagas abertas para inscrição no momento. Em seguida, o candidato ser cadastrado, ele poderá alterar seus dados,
inscrever-se em cursos, imprimir comprovantes de inscrição a qualquer momento, bastando preencher seu login (CPF) e senha.

O Aluno só poderá estar cursando (matriculado) em um curso técnico por vez do Programa Novos Talentos, mesmo que de anos anteriores.

Faça sua inscrição

 


 
Novos Talentos

O programa Novos Talentos, criado em 2011, já capacitou mais de 30 mil trabalhadores e empreendedores pernambucanos. Tendo por base a gratuidade do Senai, promove cursos gratuitos de qualificação profissional nas áreas da Indústria, Construção Civil, Comércio e Serviços, com foco preferencial nos empreendimentos estruturadores instalados ou em processo de instalação nas diversas Regiões de Desenvolvimento (RDs) de Pernambuco. O Novos Talentos oferece cursos de aperfeiçoamento (até 100 horas-aula), de qualificação (até 500 horas-aula) e cursos técnicos (a partir de 800 horas-aula) para quem deseja se qualificar numa profissão.

Veja se tem cursos que te interessam neste link abaixo

https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/

 

Leia mais...
 
Mãe Coruja Pernambucana

O Mãe Coruja é um dos programas sociais brasileiros de referência na área materno-infantil, sendo reconhecido e premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização dos Estados Americanos (OEA), como modelo de Gestão de Política Pública.

Oferece apoio às mães pernambucanas, antes e depois do nascimento de seus filhos, tendo como objetivo prestar atenção integral às gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) e aos seus bebês, garantindo a eles um desenvolvimento saudável e harmonioso durante os primeiros anos de vida.

Uma parceria entre governo estadual, prefeituras municipais e a sociedade, com impacto positivo na melhoria dos indicadores sociais em Pernambuco. Implantado em 2007, tornou-se política pública de Estado com a Lei nº 13.959, de 15/12/2009.

O Programa Mãe Coruja Pernambucana funciona de modo intersetorial, através de uma rede de serviços que atualmente inclui o trabalho de 11 Secretarias de Estado, com ações voltadas direta ou indiretamente, às gestantes cadastradas e seus filhos.

Leia mais...