Notícias em Destaque
Secretaria do Trabalho assina convênio para cultivo do café em Triunfo
Ter, 18 de Junho de 2019 17:57

 

 


O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, assinou, nesta terça-feira (18), no município de Triunfo, no Sertão, o projeto de retomada do cultivo de cafés especiais de Triunfo, na presença do prefeito João Batista Rodrigues dos Santos e de produtores de café do município, em evento no Sesc da cidade. O projeto será realizado em parceria entre o Governo do Estado, o Sebrae e a prefeitura municipal, atuando como estímulo na geração de emprego e renda nessa região sertaneja, orçado em R$ 200 mil.


“O café especial da Bahia perde para o terceiro café de Triunfo. E governo do Estado quer tornar esse café mais conhecido no Estado e no País. Isso vai ser bom para os trabalhadores, vai ser bom para o turismo, vai beneficiar todo mundo”, disse o secretário Alberes Lopes, enaltecendo o sabor do produto estadual, que ganhará força para ser exportado. Além de Triunfo, outra cidade beneficiada será Taquaritinga do Norte.

Segundo o secretário Alberes Lopes, o projeto prevê a capacitação pelo Sebrae de aproximadamente 200 produtores, que receberão suporte desde o plantio até a venda do produto. “O Governo do Estado vai entrar com 30% (que corresponde a parte dos pequenos produtores) e o Sebrae com 70%. A prefeitura entra com a mobilização e a infraestrutura para capacitação e eventos”, declarou. “A gente também quer trazer a Agência de Fomento do Estado de Pernambuco para cá. Será muito positivo resgatar essa cultura do café”, acrescentou o secretário.



De acordo com o prefeito de Triunfo, João Batista, a assinatura do convênio será muito importante para a cidade, porque vai incentivar a Rota do Café. Em agosto, inclusive, já está previsto o seminário do café, cuja data será divulgada posteriormente. “Os agricultores daqui visitaram Vitória da Conquista, na Bahia, e realmente constaram que nosso produto é de altíssima qualidade, muito melhor. O convênio será muito importante porque trata-se do incentivo à retomada da produção do café de qualidade de Triunfo, que possui um dos melhores climas do estado (brejo de altitude) e a cultura do café ela sofreu muito nas últimas décadas, quase é exterminada. Agora, a gente está retomando de uma forma diferente, com esse apoio do Governo do Estado e do SEBRAE para que os produtores possam plantar e colher da forma correta”, declarou.

 

Valorizando a pele - Além de Triunfo, o secretário Alberes Lopes visitou Pesqueira e Arcoverde na viagem que fez ao interior de Pernambuco. Ele estará amanhã, às 10h e 14h, respectivamente, nos municípios de Serra Talhada e de Floresta para lançar o projeto Valorizando a Pele, que visa capacitar pequenos produtores de couro de caprino da região sertaneja. Inicialmente, o projeto está orçado em R$ 90 mil e vai beneficiar as cidades de Floresta, Petrolândia, Serra Talhada e Tacaratu. Também será realizado em parceria com o Sebrae e as prefeituras municipais.


Alberes Lopes viajou para o interior de Pernambuco ao lado da secretária executiva de Micro e Pequena Empresa, Adriana Queiroz, da gerente geral de Qualificação, Adynara Gonçalves, do chefe de gabinete, Lucivaldo Pereira Marques, da gerente da Agência de Empreendedorismo, Irenilda Magalhães. Alberes Lopes também vai a Triunfo e a Serra Talhada, onde tratará, respectivamente, do projeto chamado Rota do Café e Valorizando a Pele.

 

Texto: Aline Moura /Seteq

 
Secretário Alberes Lopes recebe a deputada Fabíola Cabral
Seg, 10 de Junho de 2019 18:02

 

 

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação recebeu, na manhã desta segunda-feira (10), a deputada estadual Fabíola Cabral, que veio conversar sobre algumas demandas a respeito do município do Cabo de Santo Agostinho. Entre os temas, estava a implantação dos ares-condicionados na Agência do Trabalho da Cidade.

 

Em função da liberação para a compra e instalação dos ares-condicionados, o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, afirmou que a verba necessária já está disponível, faltando apenas a autorização para efetuar as trocas.


Pensando na melhoria do atendimento, para que o trabalhador consiga resolver o que precisa em um lugar só, com mais rapidez e eficiência, o secretário acrescentou que integrará a Jucepe (Junta Comercial do Estado de Pernambuco) e a Agefepe (Agência de Fomento do Estado de Pernambuco S/A) ao Expresso Empreendedor da cidade do cabo de Santo Agostinho.

 

O secretário Alberes Lopes cogitou sobre a possibilidade de ofertar cursos de qualificação pensando na demanda da região, através do Expresso Empreendedor e com projeto Mutirão Empreendedor, que é uma iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.

 

O objetivo do mutirão é beneficiar os municípios que não têm Expresso Empreendedor ou a Sala do Empreendedor. Nessa ação, serão oferecidos serviços relacionados ao MEI (Micro Empreendedor Individual), assim como qualquer tipo de orientação ao micro e pequeno empresário. Além de oferecer diversas palestras com o intuito de levar o conhecimento e aumentar as chances frente ao mercado de trabalho. A deputada Fabíola Cabral agradeceu e se colocou a disposição para futuros diálogos e parcerias com a Seteq.

Texto: Patriny Aragão /Seteq

 
<< Início < Anterior 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 Próximo > Fim >>

Página 157 de 179