
O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, assinou, nesta terça-feira (18), no município de Triunfo, no Sertão, o projeto de retomada do cultivo de cafés especiais de Triunfo, na presença do prefeito João Batista Rodrigues dos Santos e de produtores de café do município, em evento no Sesc da cidade. O projeto será realizado em parceria entre o Governo do Estado, o Sebrae e a prefeitura municipal, atuando como estímulo na geração de emprego e renda nessa região sertaneja, orçado em R$ 200 mil.
“O café especial da Bahia perde para o terceiro café de Triunfo. E governo do Estado quer tornar esse café mais conhecido no Estado e no País. Isso vai ser bom para os trabalhadores, vai ser bom para o turismo, vai beneficiar todo mundo”, disse o secretário Alberes Lopes, enaltecendo o sabor do produto estadual, que ganhará força para ser exportado. Além de Triunfo, outra cidade beneficiada será Taquaritinga do Norte.
Segundo o secretário Alberes Lopes, o projeto prevê a capacitação pelo Sebrae de aproximadamente 200 produtores, que receberão suporte desde o plantio até a venda do produto. “O Governo do Estado vai entrar com 30% (que corresponde a parte dos pequenos produtores) e o Sebrae com 70%. A prefeitura entra com a mobilização e a infraestrutura para capacitação e eventos”, declarou. “A gente também quer trazer a Agência de Fomento do Estado de Pernambuco para cá. Será muito positivo resgatar essa cultura do café”, acrescentou o secretário.
De acordo com o prefeito de Triunfo, João Batista, a assinatura do convênio será muito importante para a cidade, porque vai incentivar a Rota do Café. Em agosto, inclusive, já está previsto o seminário do café, cuja data será divulgada posteriormente. “Os agricultores daqui visitaram Vitória da Conquista, na Bahia, e realmente constaram que nosso produto é de altíssima qualidade, muito melhor. O convênio será muito importante porque trata-se do incentivo à retomada da produção do café de qualidade de Triunfo, que possui um dos melhores climas do estado (brejo de altitude) e a cultura do café ela sofreu muito nas últimas décadas, quase é exterminada. Agora, a gente está retomando de uma forma diferente, com esse apoio do Governo do Estado e do SEBRAE para que os produtores possam plantar e colher da forma correta”, declarou.
Valorizando a pele - Além de Triunfo, o secretário Alberes Lopes visitou Pesqueira e Arcoverde na viagem que fez ao interior de Pernambuco. Ele estará amanhã, às 10h e 14h, respectivamente, nos municípios de Serra Talhada e de Floresta para lançar o projeto Valorizando a Pele, que visa capacitar pequenos produtores de couro de caprino da região sertaneja. Inicialmente, o projeto está orçado em R$ 90 mil e vai beneficiar as cidades de Floresta, Petrolândia, Serra Talhada e Tacaratu. Também será realizado em parceria com o Sebrae e as prefeituras municipais.
Alberes Lopes viajou para o interior de Pernambuco ao lado da secretária executiva de Micro e Pequena Empresa, Adriana Queiroz, da gerente geral de Qualificação, Adynara Gonçalves, do chefe de gabinete, Lucivaldo Pereira Marques, da gerente da Agência de Empreendedorismo, Irenilda Magalhães. Alberes Lopes também vai a Triunfo e a Serra Talhada, onde tratará, respectivamente, do projeto chamado Rota do Café e Valorizando a Pele.
Texto: Aline Moura /Seteq |