Notícias em Destaque
Secretaria estadual do Trabalho e SEBRAE iniciam capacitação de empresários do setor de turismo em Taquaritinga do Norte
Sex, 27 de Maio de 2022 11:27





Por Aline Moura/SETEQ

_A iniciativa visa aumentar em 10% o número de ocupação e vendas nos empreendimentos da cidade_


A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco e o SEBRAE-PE deram início, ao longo da semana, a um projeto para fortalecer o turismo do município de Taquaritinga do Norte, conhecido no Agreste pernambucano como “Dália da Serra”. O objetivo da parceria é estimular o desenvolvimento dos empreendimentos locais, através de consultorias e capacitações, focando em serviços ligados diretamente ao setor turístico. Em plena caatinga, Taquaritinga se destaca pelos mirantes, fazendas de café, casarios antigos e uma temperatura que às vezes chega a 12 graus Celsius.


Ao todo, 20 empresários do município serão beneficiados. O negócio deles passou pela fase do diagnóstico e agora eles vão receber consultoria a partir das dificuldades encontradas. Depois da fase inicial, passarão por cursos para capacitá-los nas áreas de mídias digitais, com foco em marketing digital, além de práticas de gestão, consultorias nas áreas de associativismo e cooperativismo; criação de logomarcas e gestão financeira. Os empresários do setor turístico também receberão oficinas com montagem de café da manhã e rodadas de negócios. Quarta e quinta-feira passada, por exemplo, os incluídos nesta qualificação participaram do Seminário “Turismo e Motivação”, realizado respectivamente na Câmara de Vereadores da cidade e no auditório da Prefeitura de Taquaritinga do Norte.


Segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, com essa nova parceria entre a SETEQ e o SEBRAE, espera-se reduzir em 10% os custos operacionais dos 20 empreendimentos participantes.


De acordo com a secretaria executiva de Micro e Pequena Empresas, Adriana Queiroz, os participantes serão mobilizados e instruídos em gestão, para tomadas de decisões mais precisas, passando pelas etapas de diagnóstico do empreendimento, planejamento financeiro, orientação técnica para aperfeiçoamento dos serviços, além de participação de visita técnica para despertar para economia colaborativa.

 

Para a gerente de projetos da SETEQ, Irenilda Magalhães, haverá um aumento no grau de competitividade e visibilidade do destino turístico de Taquaritinga do Norte, atraindo mais visitantes para o município, aumentando em 10% o número de ocupação e vendas nos empreendimentos em relação ao período inicial do projeto. Irenilda acrescentou que o valor total do projeto está orçado em R$ 199.250,00. Foto1: divulgação do site da Prefeitura de Taquaritinga Foto2: divulgação da SETEQ

 
Agência do Trabalho da Boa Vista abre dia especial para atender a crianças com autismo
Qui, 19 de Maio de 2022 14:43

 

_Impressão da identidade dá mais qualidade de vida a crianças e cuidadores_



A Agência do Trabalho, localizada na Rua da Aurora, na Boa Vista, abriu um espaço na agenda nesta quinta-feira(19) para atender a crianças com Transtorno do espectro do autismo. A iniciativa foi acatada pelo secretário estadual do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, a partir da ideia do servidor Eduardo Fonseca, assessor de apoio técnico do Patrimônio e Almoxarifado. Seu Eduardo tem um neto autista e sugeriu ao secretário que a agência reservasse um dia por mês para fazer o atendimento e tirar a carteira de identidade de pessoas com estas necessidades específicas.


As crianças começaram a ser atendidas a partir do meio-dia pela equipe responsável por tirar a carteira de identidade, considerando que este é um horário de menor movimento na unidade. Qualquer clínica ou cuidador que desejar marcar um agendamento semelhante, pode ligar para o número 3183-7233.


Alberes Lopes disse estar feliz, porque os cuidadores da criança não precisam mais andar com tantos documentos. “Com o RG já resolve. Separamos um momento só para eles, sem espera. É importante estar ajudando as crianças a ter essa oportunidade, sem fila e com prioridade”, declarou.


Segundo a professora Carolina Medeiros, 40 anos, mãe de Edgar Lacortt, 06 anos, a vida das crianças e de seus cuidadores será facilitada. O RG virá com um lacinho colorido feito de peças de quebra-cabeça e os pais não precisam mais andar com laudos médicos. “Alguns têm dificuldade de esperar, precisam de mais reserva, então, essa iniciativa da Agência do Trabalho foi muito boa”, declarou Carolina, enquanto Edgar, seu filho, abraçava o secretário como se o conhecesse há anos.


Vanessa Silva, 37 anos, mãe de Victor André, 12, disse que a inclusão do laço na identidade será um avanço. “Muita gente não entende quando eu estou com ele num espaço de atendimento prioritário. Então, será muito bom para nós”, frisou.


Já a coordenadora da Clínica de Tratamento Transdisciplinar Especializada em Autismo, Safira Presbítero, elogiou a ação da Agência da Boa Vista. Ela tem um filho autista chamado Samuel. “Retirar a identidade com o símbolo facilita porque tem o benefício da entrada em shows, cinemas e teatros e o acesso e muitas vezes é negado”. Texto: Aline Moura/SETEQ Foto: Rafael Furtado/SETEQ @rafaefurtadofoto @alinemourinha

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 2 de 179