Últimas Notícias
*Fortalece a Igualdade entrega certificados em Glória de Goitá*
Seg, 05 de Julho de 2021 18:29

 

Por Laura Martiniano/especial para a SETEQ

Nesta segunda-feira (05), o programa Fortalece a Igualdade, dedicado a capacitar profissionalmente pessoas negras e pardas no Estado, formou alunos e alunas do curso técnico de auxiliar administrativo no município de Glória do Goitá, na Zona da Mata pernambucana. As aulas foram ministradas ao longo de 35 dias e duraram 75 horas no total. O projeto é resultado de uma parceria entre a Secretaria estadual do Trabalho, Emprego e Qualificação, a prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Políticas Sociais, Desenvolvimento, Trabalho e Juventude.


O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, compareceu à cerimônia de entrega dos certificados. Também marcaram presença no evento a prefeita de Glória do Goitá, Adriana Paes, o secretário de Políticas Sociais, Rafael Santos, o coordenador da Consul, Wilson Monteiro, o vereador Rodrigo Martins, o deputado Henrique Queiroz Filho, e as diretoras de Políticas Sociais, Eliane Alves e Manuela Barros.


Rodrigo Martins demonstrou satisfação com a conclusão do curso. "Eu fico muito feliz porque nós temos uma gestão comprometida com a qualificação e com essa parceria com o Governo do Estado. Mesmo sofrendo com a pandemia, o município não deixou de profissionalizar o povo", contou ele. "Alberes é parceiro de Glória do Goitá. Essa política de parceria com o Palácio é reconfortante e mostra que o município está mais próximo do Governo do Estado", disse.


Para prefeita Adriana Paes, os cursos profissionalizantes são um diferencial no currículo e chamam atenção na hora da contratação. "Quando mais nos qualificamos, mais subimos na escala. A chance de conseguirmos essas vagas é muito maior", afirmou ela.


Segundo o secretário Alberes, é importante destacar o comprometimento da equipe da prefeita na capacitação da população. "Esse é o primeiro passo, a primeira etapa de muitas que vêm pela frente", relatou. Ele também citou os cursos realizados em Petrolândia: "Temos depoimentos belíssimos de pessoas que não tinham dinheiro nem para fazer a feira de casa. Quando fui participar da cerimônia de entrega dos certificados, eles já estavam vendendo para a Inglaterra. Gente que não tinha o que comer já estava com moto, carro e geladeira nova. Isso foi muito significativo para mim, porque eu pude ver a transformação através da capacitação. Hoje o mercado está muito competitivo, e, para quem, não possui qualificação é ainda mais difícil adentrar."



O curso fez a diferença na vida de Edilene Maria da Silva, uma das formandas. Após anos de dedicação à família, ela investiu em si mesma. "Ter esse momento para mim foi muito prazeroso. Esse certificado tem um significado muito importante para mim e para meu trabalho. Quando você entra no curso, sua visão sobre o mercado abre. Eu estava restringida ao meu próprio trabalho, e agora vejo que tenho outras oportunidades", falou Edilene.


Central de Oportunidades – O secretário Alberes Lopes ainda visitou o espaço escolhido pela prefeitura para a instalação da futura Central de Oportunidades.

 

 
Qualificação fortalece rendeiras do município de Pesqueira
Qua, 16 de Junho de 2021 14:27

 

O município de Pesqueira, no Agreste, sediou nesta quarta-feira (16), o encerramento do programa Mãos que Criam 2, articulada pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco. O evento teve início por volta das 11h e finalizou com a entrega de certificados a profissionais capacitados na arte de renda renascença. A qualificação resgatou e fortaleceu a tradição da técnica artesanal de origem europeia trazida a Pernambuco há quase 100 anos. Quem participou do curso, apoiado pela prefeitura municipal, também aprendeu como vender as próprias peças, sem intermediários, ou se preparou para vendê-las a preços que valorizam o delicado trabalho manual.

 

Pesqueira é referência no cenário estadual da renda renascença, porém as mulheres que realmente se dedicavam a tecer os fios nesta cidade vendiam o material a um custo tão baixo que praticamente não compensava o trabalho. A situação, agora, vai mudar.

As alunas e alunos de

 

Pesqueira recebeu cursos de técnicas para aperfeiçoamento na produção de renda, noções de modelagem com aplicação de rendas, identificação e melhoria de negócios, gestão financeira, ferramentas de redes e montagem do preço,  gestão e visão de negócios.

 

"Durante muitos anos, vi o fruto do meu trabalho ser desprezado como se fosse algo de segundo plano. Eu até tinha o sentimento de que a pessoa que comprava minhas peças estava fazendo um grande favor. Imagina só: agradecer a Deus porque outra pessoa que comprava o fruto da minha arte.

 

Depois de ser humilhada, eu ainda agradecia. Após esse curso, posso dizer que sou realmente outra pessoa. Alguém muito melhor, que produz teias, redes, cria laços para que o mundo seja melhor e mais bonito", afirmou a rendeira Maria de Socorro dos Santos Florêncio, 50 anos.

 

A solenidade se realizou na Secretaria de Educação municipal e contou com a presença do secretário estadual do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, do prefeito Sebastião Leite, do secretário de Governo, o Cacique Marquinhos, e de várias autoridades locais. Os recursos foram fruto de emenda do deputado federal Jarbas Vasconcelos (MDB).

 

A renda chegou em Pernambuco na década de 1930, na “Vila de Poção”, que ainda pertencia a Pesqueira.

 

A empresa Megaquality Brasil realizou a qualificação dos alunos inscritos no projeto. A programação da cerimônia final contou com a recepção dos presentes, orientações de protocolo de segurança para evitar o contágio pela Covid.

 

Segundo o secretário Alberes Lopes, as rendeiras agora entendem o próprio valor. "A gente sabe que, no passado, quem ganhava mais dinheiro era o intermediário, não as rendeiras. Eu sei a importância dos cursos de Qualificação na vida das pessoas. Conhecimento gera sonhos, gera conquista e gera renda".

 

O Cacique Marquinhos afirmou estar muito satisfeito vendo sonhos realizados. "Vocês tiveram um chamado para que a gente possa seguir em frente na nossa caminhada", declarou, referindo-se às participantes da capacitação. Ele ainda fez um balanço do que a gestão municipal está fazendo em parceria com a Secretaria do Trabalho do Estado para gerar renda no município.

Já o prefeito Sebastião Leite ressaltou: "eu tinha a sensação que a renda estava ficando esquecida. A renda para a mulher do sítio era um tipo de obrigação, mas este curso despertou o empreendedorismo e a renda renasceu com orgulho", frisou Sebastião.

 
Agências do Trabalho de Palmares, Igarassu e Caruaru estão com atividades suspensas
Sex, 14 de Maio de 2021 14:00

 

 

Três Agências do Trabalho de Pernambuco estão com os serviços suspensos, temporariamente, em virtude das fortes chuvas que atingiram o Estado. As atividades foram paralisadas na unidade de Igarassu, Região Metropolitana do Recife, na de Palmares, Zona da Mata Sul, e na de Caruaru, Agreste. As providências em relação à infraestrutura desses locais atingidos estão sendo tomadas, mas ainda não é possível estipular a data de retorno ao trabalho dessas unidades. A população será avisada do retorno assim que possível.

 

A orientação do secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, é que os servidores possam remarcar, posteriormente, o agendamento das pessoas que não puderem ser atendidas neste período, uma vez que algumas precisam dar entrada no Seguro Desemprego, que é um serviço essencial. “Isso poderá ser feito quando os servidores voltarem ao trabalho com segurança”, destacou o secretário. Em Caruaru, há duas agências. A que está interditada fica na rua Padre Antônio Tomaz, que também foi alvo de arrombamento. A outra fica dentro do Shopping e atende normalmente.

 

“Agradeço a todos os servidores que estão na linha de frente deste trabalho, tão necessário à população nesta pandemia, especialmente às pessoas mais simples, que não sabem usar a internet ou não têm acesso, mas dependem de serviços presenciais das agências”, disse Alberes.

Os agendamentos on-line podem ser feitos no site www.seteq.pe.gov.br para outros municípios. O site voltou à normalidade desde a quarta-feira, depois de ficar fora do ar na segunda e na terça após problemas técnicos. As vagas de emprego vão ser divulgadas normalmente no mesmo endereço eletrônico.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 4 de 66