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O coordenador da Agência do Trabalho de Palmares, Diego Moreira, será homenageado pelo Poder Legislativo Municipal
Qui, 26 de Dezembro de 2019 09:29

 

O coordenador da Agência do Trabalho do município de Palmares, Diego Moreira, receberá medalha da mais alta comenda do legislativo municipal por seus importantes serviços prestados à população. O evento para a entrega da comenda será, nesta sexta-feira (27), às 19 horas, na Praça Paulo Paranhos, no Centro de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco.

 

A homenagem faz parte do Projeto de Decreto Legislativo nº 03/2019 de autoria do Vereador Josias Pereira, que concede a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Luiz Portela de Carvalho. A votação sucedeu no Plenário da Casa Manoel Gomes da Cunha, em sua 31ª Sessão Ordinária, tendo aprovação por unanimidade.

 

Segundo o Vereador Josias Pereira, “nada mais justo do que homenagear um cidadão que sabe dialogar com as pessoas, sabe tratar bem e de forma muito respeitosa sem olhar ordem de importância e que desenvolve um trabalho excepcional como professor”, afirmou.

 

O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, comentou a importância dos serviços prestados e do merecimento da homenagem. “Gostaria de parabenizar Diego e dizer que foi muito feliz essa homenagem, porque ele faz um trabalho voltado não só como coordenador da Agência do Trabalho, mas para toda Palmares. Diego já fez várias reivindicações, já articulou reuniões importantes até com outras secretarias do Estado, tudo isso visando ainda mais as potencialidades da região. Percebemos o desempenho dele através da agência e hoje posso dizer que ele é um dos melhores coordenadores que nós temos”, completou Alberes.

 

Além de coordenador da Agência do Trabalho de Palmares, cargo que ocupa desde outubro de 2016, pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação, Diego Moreira leciona na Faculdade de Ciências Sociais dos Palmares (FACIP) nos cursos de Bacharelado em Administração e Superior Tecnológico em Recursos Humanos.

 

“Muito me honra a concessão desta comenda pela Casa Manoel Gomes da Cunha em nome do digno povo palmarense.

 

Agradeço a Deus, a minha família, ao Excelentíssimo Vereador Josias Pereira – autor do projeto – à nossa equipe da Agência do Trabalho de Palmares, aos meus alunos e alunas, a todos os vereadores que aprovaram por unanimidade este ato e a todos que fazem a Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação do Estado de Pernambuco, em nome do Secretário Alberes Lopes”, declarou Diego Moreira.

 

Saiba um pouco mais

 

Diego Romero Moreira Lopes teve sua trajetória iniciada na Escola Estadual João Pereira Sobrinho (Xexéu/PE), na qual concluiu seus estudos primários. No ano de 1995, ingressou através do tradicional teste de aptidão, no Colégio Cenecista Prof. Ivon Ferreira Lins (Palmares/PE), onde concluiu o Ensino Fundamental e Médio no ano de 2002. Em 2006, graduou-se a título de Bacharel em Comunicação Social pela Faculdade do Vale do Ipojuca (Caruaru/PE), em seguida cursou Especialização em Pedagogia: Gestão e Planejamento pela Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (Vitória de Santo Antão/PE – 2008), MBA em Gestão Administrativa e Marketing pela Escola Superior Aberta do Brasil (Vila Velha/ES) e, em 2015, concluiu seu Mestrado em Administração Pública pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL – Campus Maceió).

 

Na sua trajetória profissional, ocupou os cargos de membro e Presidente da Comissão Permanente de Licitação, Diretor de Comunicação, Diretor de Convênios, Projetos e Gestão, Gestor do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) e Pregoeiro Municipal da Prefeitura do Xexéu/PE.

 

Também ocupou os cargos de Presidente da Comissão Municipal de Licitação e Pregoeiro Municipal da Prefeitura de Campestre/AL.

 

Na Câmara Municipal de Xexéu, ocupou os cargos de Pregoeiro e Tesoureiro. Atuou como Agente Censitário Supervisor pelo IBGE. No Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Xexéu/PE, atuou como Pregoeiro e Consultor.

 
Sabores e potenciais do café de Triunfo ganham vitrine com apoio da Seteq, do Sebrae e da prefeitura
Qui, 24 de Outubro de 2019 17:12

 

Os sabores, os potenciais econômico e cultural dos cafés especiais de Triunfo, no Sertão de Pernambuco, estão entre os temas que serão abordados no Segundo Seminário do Café de Triunfo nesta sexta-feira e neste sábado. O evento será realizado no Sesc do município, vai atrair empresários, produtores e interessados na produção do café de excelência local, que incentivará uma maior rentabilidade entre os profissionais do ramo e do turismo de experimentação. Hoje, Pernambuco é o segundo maior produtor de café do Nordeste e o mercado resistiu até mesmo à crise econômica.


A parceria aposta num mercado que só cresce e o projeto de cafés de excelência em Triunfo envolve a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, o Sebrae e a prefeitura municipal, comandada por João Batista. O objetivo é promover a competitividade dos empreendimentos produtores de café e derivados, por meio de ações de melhoria da gestão e inovação dos produtos e processos.


Em 2018, de acordo com dados do Sebrae de Pernambuco, as empresas pernambucanas assumiram, juntas, a liderança do comércio do café no Estado, que antes era dominada por estados como São Paulo (55%) e Minas Gerais (25%). “Atualmente, Triunfo tem um grande potencial de crescimento no café de alta qualidade, porque está localizada em altitude acima de 1000 m, uma terra e um clima adequados. A cidade é muito bonita, o povo é muito acolhedor e criativo, e só tem a crescer com esse projeto”, declarou o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, que é um entusiasta do café da cidade. “O mais bonito é que os produtores de Triunfo estão sendo capacitados e o consumo cresce cada vez mais, em casa, no trabalho e em horas de lazer”, destacou Alberes Lopes.


A proposta do projeto em Triunfo, segundo a analista do Sebrae, Raquel Silva, é agregar valor ao café, cuja produção local, anteriormente, era escoada informalmente. Segundo Raquel, a cidade foi uma grande produtora de café no início do século passado, sofreu um declínio, mas está retomando seu potencial.


“Em 2017, a Kaffe Torrefação e Treinamento, uma das empresas de maior destaque do ramo no Estado, descobriu que Triunfo tinha café especial e que os produtores poderiam agregar valor ao produto de 100 a 150%. O valor da saca, que antes R$ 500, pode valer de R$ 900 a R$ 1,2 mil”, destacou Raquel.

“A produção de excelência exige conhecimento e treinamento. As capacitações que estamos promovendo são essenciais porque é um trabalho praticamente artesanal. A colheita tem que ser feita de forma correta, a separação dos grãos, a secagem tem que ser suspensa...São vários processos que eles estão aprendendo e que terão continuidade no plano de trabalho com a Secretaria do Trabalho nos apoiando”, completou Raquel.


Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), existe previsão de aumento do consumo local (entre os brasileiros) e de exportação. Somente o Brasil consumiu 21 milhões de sacas no período de novembro de 2017 a outubro de 2018, representando um crescimento de 4,80%, com relação ao período anterior, de novembro de 2016 a outubro de 2017. Pernambuco se destaca, especialmente, na produção de café em Taquaritinga do Norte, Triunfo e Garanhuns.

 
Agora, é a vez de Petrolina receber os certificados do Programa Fortalece a Igualdade
Ter, 28 de Maio de 2019 08:39
O projeto estadual, com apoio federal, é voltado para o público negro LGBT de outros municípios como Recife, Olinda, Caruaru e Garanhuns


O Programa Fortalece a Igualdade, idealizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (Seteq) e voltado ao público negro LGBT, vem rompendo tabus e conquistando sorrisos pelos municípios que têm passado. Desta vez, o município que irá receber, na próxima quinta-feira (30), a celebração de entrega dos certificados para o curso de Assistente Administrativo, é Petrolina, localizado no Sertão São Francisco pernambucano. O evento será realizado na Escola Social de Qualificação Profissional, na BR-407, 571, na Cohab Massangano.

O Fortalece a Igualdade é uma parceria da Seteq com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos/MMFDH. “O programa está sendo desempenhando com muito trabalho e esforço de todos os colaboradores que vêm tornando realidade o sonho de muitos jovens e adultos negros e LGBT que desejam se capacitar e aumentar as chances para ingressarem no mercado de trabalho”, declarou a secretária executiva de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo, Adriana Queiroz.

O programa vem oferecendo cursos de qualificação que trespassa em várias áreas desde Cabelo Afro, Agente de Informações turísticas, Assistente Administrativo, Noções de Risco e Corte a Modelagem em Moda Praia e Moda íntima. Todos com o intuito de ajudar a diminuir a discriminação que ainda se encontra latente em nossa sociedade que atinge, de forma mais visível, à população negra LGBT.

Caminhando para a reta final, o Fortalece a Igualdade, segundo os organizadores, contribui não só na formação desse público, mas também na melhoria de qualidade de vida, na quebra de barreira da invisibilidade, dando voz e força para que essa luta diária seja um discurso cada vez mais frequente, e para que seja de todos e todas com o objetivo de um mundo mais igualitário.

“É de extrema importância a entrega do certificado. É importante porque é o fechamento do ciclo de empoderamento desse público, que é o recorte da população que infelizmente sofre diversos tipos de preconceitos, não possuindo abertura total como os demais integrantes da população. O Fortalece a Igualdade é o primeiro de outros projetos que a Secretária do Trabalho, Emprego e Qualificação está fazendo no âmbito desse recorte da sociedade”, disse o coordenador do Fórum Estadual da Micro e Pequena Empresa, Luís Gonzaga, e um dos idealizadores do projeto inclusivo.

Texto: Patriny Aragão
 
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