Últimas Notícias
Quem é Fábio Barros, secretário executivo do Trabalho e Qualificação?
Sex, 08 de Outubro de 2021 14:14

Quem é Fábio Barros, secretário executivo do Trabalho e Qualificação?


Político, professor, biólogo e ambientalista com especialização em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fábio Barros e Silva é natural da cidade do Recife, onde viveu até os 8 anos de idade. De origem humilde, Fábio e sua família partem da capital pernambucana em 1980 para viver no município de Paulista/PE, cidade na qual haveriam de se estabelecer definitivamente.


Após 40 anos de sua chegada em Paulista, Fábio traz consigo uma relação de profundo espírito comunitário e cumplicidade com a cidade. Este sentimento é facilmente enxergado através de suas ações ao longo das últimas décadas, exercendo um importante papel de liderança popular, na luta por direitos e pela melhoria da qualidade de vida do povo.



O ingresso de Fábio na política se deu através do seu grande espírito comunitário, sempre dedicado em trabalhar em favor da coletividade. Foi por intermédio deste senso de compromisso singular que, em 2001, recebeu o seu primeiro voto de confiança da população, sendo eleito Conselheiro Tutelar Municipal.


Após cumprir seu mandato no Conselho Tutelar, foi eleito vereador da cidade em 2008 e teve seu mandato reafirmado pelo povo por mais duas vezes, sendo reeleito em 2012 e 2016. Como vereador, presidiu o Legislativo Municipal no biênio 2017/2018 e foi o escolhido para assumir, uma vez mais, a presidência da Câmara de Vereadores no biênio 2019/2020.


O sucesso de seus mandatos enquanto vereador e o reconhecimento pela sua qualificação técnica e compromisso popular levaram Fábio a assumir, em 2013, a Secretaria do Meio-Ambiente da cidade do Paulista, cargo que ocupou por 18 meses. Sua gestão à frente da pasta, até então inexistente no município, ainda hoje é lembrada positivamente, devido aos avanços inéditos que promoveu neste período, em prol da causa ambiental, transformando a Secretaria em uma unidade municipal de licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental.


Para além da esfera municipal, Fábio também tem atuado em toda a região metropolitana do Recife através do Parlamento Metropolitano, entidade na qual exerceu inicialmente o cargo de Secretário Geral e hoje ocupa a presidência.


Entre suas principais bandeiras de luta estão a defesa do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, o transporte público de qualidade, a mobilidade urbana, o combate à violência, o atendimento humanizado na saúde pública, a luta pelo abastecimento de água e uma educação de qualidade na primeira infância em tempo integral.



FILHO DE UMA DONA DE CASA E ELETRICISTA


Filho de uma dona de casa e um eletricitário, Fábio Barros é o segundo de quatro irmãos. Nascido na cidade do Recife, viveu com sua família no bairro do Tejipió até os os 8 anos de idade. Esta época, reduto de suas primeiras recordações, também foi a fase na qual vivenciou uma das experiências mais traumáticas de toda sua vida.


Aos 5 anos, em companhia do seu irmão mais velho, Aldo, Fábio presenciou o soterramento de três crianças, após um desabamento no Instituto Santa Teresinha, escola onde estudava.


Após este período inicial de sua vida, Fábio se muda com sua família para a cidade de Paulista, no bairro litorâneo do Janga, onde reside até os dias atuais. A mudança para o litoral representou para Fábio a realização de um sonho.


Ainda que de natureza humilde, a educação sempre foi uma prioridade para a sua família. Ao passo que seu Amaro Barros e Silva, pai de Fábio, trabalhava incansavelmente para suprir as necessidades da família, mesmo sem ter concluído o Ensino Fundamental, sua mãe, dona Maria Acidalia e Silva, dedicava o empenho de uma vida à criação dos filhos.


Ambos tinham na educação, o eixo central de seus esforços, no intuito de promover um futuro digno para os filhos.


Foi através deste compromisso com a educação por parte de seus pais, que Fábio estudou durante a adolescência no tradicional colégio Virgem Imaculada, sendo transferido nos anos finais do ensino secundarista para o colégio Objetivo, em Olinda/PE, até prestar o seu primeiro vestibular, em 1990.


Suas primeiras concepções no âmbito da política também começam a tomar forma durante a adolescência. A Ditadura Militar está em sua fase de declínio e a luta pela redemocratização do país o leva a atribuir para si como principal referência de luta o seu avô, um portuário e ativista de esquerda, vítima da opressão imposta a partir do golpe militar de 1964.


É a partir deste período que Fábio passa, gradualmente, a consolidar a formação política que o definiria anos mais tarde.


Hoje, Fábio tem 48 anos. É pai dedicado de três filhas, a Fabiana de 22 anos, a Maysa de 13 anos e a Tarsila de 8 anos.

 

 
Qualificação em Agrestina, Cumaru, João Alfredo, Pombos
Sex, 08 de Outubro de 2021 13:42

Por Aline Moura/SETEQ @seteqgovpe @alinemourinha

Inscrições serão abertas nesta segunda-feira (11) em 10 municípios


A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco vai abrir, em 10 municípios de Pernambuco, novos cursos de qualificação que serão executados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). As cidades beneficiadas são Agrestina, Cumaru, João Alfredo, Pombos, Paulista. Os cursos vão de 48 a 160 horas de duração e atendem às demandas do mercado de trabalho, especialmente em tempos de pandemia, que ficou ainda mais informatizado. As inscrições começam no dia 11 e se estendem, dependendo do caso, até o dia 26. (veja o quadro abaixo com o município de seu interesse).

 

Em Agrestina e João Alfredo o treinamento disponibilizado é para Aplicativos Básicos de Informática. Para esta capacitação, os pré-requisitos estabelecidos são: idade mínima de 14 anos e, pelo menos, ensino fundamental incompleto.O objetivo, neste, é utilizar recursos do sistema operacional, editar textos, usar planilhas eletrônicas, criar apresentações, além de aprender a manipular a Internet para serviços de busca e e-mail. “Os cursos são alternativas para quem busca profissionalização rápida e eficiente. Este treinamento de aplicativos é indicado tanto para os jovens, como para as pessoas mais velhas que ainda não aprenderam a dominar esses recursos ”, declarou o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.

 

Na cidade de Pombos, a SETEQ vai abrir o curso de Photoshop, um software definido como editor de imagens, o que possui maior destaque no mundo da fotografia e do design gráfico. O beneficiário ou beneficiária terá competências para trabalhar imagens bitmap, realizando composições, manipulação e recuperação das mesmas, através dos recursos disponibilizados pelo Adobe Photoshop. Para participar, os pré-requisitos mínimos são. Estar cursando o 8º ano do Ensino Fundamental e ter conhecimentos em Windows.

No município de Paulista, será oferecido Manutenção de Computadores e Suporte ao Usuário. A pessoa deve ter concluído ou, pelo menos, estar cursando o 2º ano do ensino médio. O objetivo é ensinar a montar, instalar e fazer a manutenção em computadores, notebooks e impressoras, bem como implementar e configurar redes locais e realizar suporte ao usuário.

*Agrestina*

Qual o curso? Aplicativos Básicos de Informática

Onde fazer a inscrição? https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.

Período de Inscrições? 11 a 18 de outubro

Qual o local da matrícula? Espaço Ciência – Agrestina, Rua Marechal Rondon, S/N, Centro

Dia da matrícula e das aulas? 19 de outubro, durante a noite

_________________________________________________

*Cumaru*

Qual o curso? Aplicativos Básicos de Informática

Onde fazer a inscrição? https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.

Período de Inscrições?  10 a 14 de outubro

Qual o local da matrícula? EREM - Manoel Gonçalves de Lima, Rua João Moura Borba, 326 - Centro, Cumaru-PE

Dia da matrícula e das aulas? 14 de outubro, durante a noit.

________________________________________

*João Alfredo*

Qual o curso? Aplicativos Básicos de Informática

Onde fazer a inscrição? https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.

Período de Inscrições? 11 a 26 de outubro

Qual o local da matrícula? Escola Municipal Miguel Arraes de Alencar, Rua Carlos Fernandes de Oliveira, S/N, Bitrius

Dia da matrícula e das aulas? 27 de outubro, durante a tarde.

________________________________________

*Pombos*

Qual o curso? Photoshop

Onde fazer a inscrição? https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.

Período de Inscrições? 11 a 18 de outubro

Qual o local da matrícula? Senac Vitória de Santo Antão, Rua Áurea Pimentel, 210, Matriz, Vitória de Santo Antão

Dia da matrícula e das aulas? 19 de outubro, durante a noite.

 

 
Secretaria do Trabalho prorroga inscrições do Novos Talentos em 13 cidades
Qui, 16 de Setembro de 2021 15:58

 

Qualificações e aperfeiçoamentos oferecidos pelo Estado de Pernambuco são gratuitos

Por Aline Moura/SETEQ

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco prorrogou para o dia 26 de setembro as inscrições da primeira fase do programa Novos Talentos, que vai atender a 195 participantes de baixa renda com cursos de qualificação de até 240 horas e de aperfeiçoamento, com até 60 horas. Os cursos serão realizados de forma presencial, com 15 alunos por sala, para respeitar os critérios de segurança adotados na pandemia. A iniciativa vai beneficiar 13 turmas nos municípios de Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Igarassu, Itamaracá, Lagoa Grande, Panelas, Paulista, Recife, Santa Maria da Boa Vista, Sirinhaém e Tuparetama. Em Sertânia e Salgueiro, os interessados podem se inscrever, respectivamente, até os dias 27 e 28 de setembro.

 

Os cursos presenciais oferecidos são na área de tecnologia e informática, todos em alta no mercado, como Programador de Sistema, Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos, Aplicativos Básicos de Informática, Photoshop e E-Commerce: vendendo no comércio eletrônico. Os interessados podem entrar no site www.seteq.pe.gov.br. Importante frisar que, se o aluno não comparecer no dia da matrícula (no mesmo dia em que o curso será iniciado), a vaga será disponibilizada para outra pessoa presente.

 

“O Programa Novos Talentos é um dos mais bonitos da secretaria porque dá muita oportunidade aos jovens, mas também abre espaço para pessoas de qualquer idade que queiram aprender algo novo ou que desejem mudar de área de atuação. É democrático, gratuito. Para se ter uma ideia, alguns cursos que estão na grade custam até R$ 1 mil pelo mercado. Então, essa é uma oportunidade para pessoas de baixa renda mudarem de vida”, disse o secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.

As inscrições foram abertas no dia (16) site https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/. O aluno ou aluna também precisa fazer a matrícula presencial nos locais estipulados, com o protocolo de confirmação do cadastro emitido após a inscrição online. Todas as matrículas foram prorrogadas, vão até 27 de setembro em 11 municípios e até 28 em Sertânia e 29 em Salgueiro.

É preciso levar também o CPF, o RG, comprovante de residência e de escolaridade.

Veja os detalhes desses dois municípios. O local das aulas em Santa Maria da Boa Vista está sendo definido e será divulgado em breve, mas é importante o interessado já garantir sua vaga no site da SETEQ. Ressaltando: são 15 por turma.

Veja abaixo os locais e informações

Município: Cabo de Santo Agostinho

Curso: Aplicativos básicos de informática

Período de inscrições no site: de 16/09 a 27/09

Hora e carga horária: manhã, 60 horas, nas Seg Ter Qua Qui Sex

Local de inscrição: Site da SETEQ - http://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/

Data da matrícula e início das aulas: 27 de setembro

Local de matrícula e das aulas: Estação Cidadania, Avenida Almirante Paulo Moreira, 3133 - Garapu, Cabo de Santo Agostinho.

______________________________

Município: Caruaru

Curso: Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos

Hora e carga horária: 240 horas, durante à tarde, seg, ter, qua, qui, sexta

Período de inscrições no site: 16/09 a 26/09

Local de inscrição: Site da SETEQ - http://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/

Data da matrícula e início das aulas: 27 de setembro (segunda-feira)

Local de matrícula e das aulas: SENAC - Caruaru, Avenida Maria José Lyra, 140 - Indianópolis,Caruaru-PE

 

______________________________

Município: Igarassu

Curso: Aplicativos Básicos de Informática

Hora e carga horária: 60 horas, no turno da noite, seg, ter, qua, qui e sex

Período de inscrições no site: 16/09 a 26/09

Local de inscrição: Site da SETEQ - http://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/

Data da matrícula e início das aulas : 27 de setembro

Local da matrícula e das aulas: CEFOPI, Avenida Diper, 240, Saramandaia, Igarassu-PE

_________________________________

Município: Itamaracá

Curso: E-Commerce: vendendo no comércio eletrônico

Hora e carga horária: 40 horas, no turno da manhã, seg, ter, qua, qui e sex

Período de inscrições no site: 16/09 a 26/09

Local de inscrição: Site da SETEQ - http://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/

Matrícula e início das aulas: 27 de setembro

Local da matrícula e das aulas: CRAS, Rua João Lopes de Albuquerque, 363 - Pilar, Itamaracá-PE

_____________________________

Município: Lagoa Grande

Curso: Photoshop

Hora e carga horária: 48 horas, no turno da noite, seg, ter, qua, qui e sex

Período de inscrições no site: 16/09 a 26/09

Local de inscrição: Site da SETEQ - http://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/

Matrícula e início das aulas presenciais: 27 de setembro

Local da matrícula e das aulas: Escola Maria Auxiliadora, Rua dos Estudantes, 115 - CENTRO, Lagoa

Grande-PE

_____________________________

Município: Panelas

Curso:  Aplicativos básicos de informática

Hora e carga horária: 60  horas, no turno da noite, seg, ter, qua, qui e sex

Período de inscrições no site: 16/09 a 26/09

Local de inscrição: Site da SETEQ - http://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/

Início das aulas presenciais: 27 de setembro

Local de matrícula e das aulas: Secretaria de Assistência Social, Rua Doutor Manoel Borba, 25 - Centro, Panelas-PE

______________________

Município: Paulista

Curso:  Programador de Sistemas

Hora e carga horária: 200 horas, no turno da manhã, seg, ter, qua, qui e sex

Período de inscrições no site: 16/09 a 26/09

Local de inscrição: Site da SETEQ - http://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/

Início das aulas presenciais: 27 de setembro

Local da matrícula e das aulas: SENAC Paulista, Avenida Vice-Prefeito José Rodrigues Costa Filho, 30 - Jardim Paulista, Paulista-PE

______________________

Município: Recife

Curso: Programador de Sistemas

Hora e carga horária: 200 horas, no turno da manhã, seg, ter, qua, qui e sex

Período de inscrições no site: 16/09 a 26/09

Local de inscrição: Site da SETEQ - http://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/

Matrícula e início das aulas presenciais: 27 de setembro

Local da matrícula e das aulas: SENAC de SANTO AMARO, Avenida Visconde de Suassuna, 500 - SANTO AMARO, Recife-PE

______________________

Município: Salgueiro

Curso: Programador de Sistemas

Hora e carga horária: 200 horas, no turno da noite, seg, ter, qua, qui e sex

Período de inscrições no site: 16/09 a 28/09

Local de inscrição: Site da SETEQ - http://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/

Início das aulas presenciais: 29 de setembro

Local da matrícula e das aulas: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Estação Ferroviária Nossa Senhora Aparecida, sn - Centro, Salgueiro-PE

_____________________

Município: Santa Maria da Boa Vista

Curso: Aplicativos Básicos de Informática

Hora e carga horária: 60 horas, no turno da noite, seg, ter, qua, qui e sex

Período de inscrições no site: 16/09 a 26/09

Local de inscrição: Site da SETEQ - http://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/

Data da matrícula e das aulas: 27 de setembro

Local da matrícula e das aulas: Escola de Referência Edite Matos, Rua da Independência, S/N, Loteamento José Lustosa, Santa Maria da Boa Vista.

____________________________

Município: Sertânia

Curso: Aplicativos Básicos de Informática

Hora e carga horária: 60 horas, no turno da tarde, seg, ter, qua, qui e sex

Período de inscrições no site: 16/09 a 27/09

Local de inscrição: Site da SETEQ - http://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/

Data da matrícula e início das aulas: 28 de setembro

Local da matrícula e das aulas: Escola Municipal Presidente Vargas, Rua Santina de Oliveira Cavalcante, 132 - CENTRO, Sertânia-PE

______________________________

Município: Sirinhaém

Curso: Aplicativos Básicos de Informática

Hora e carga horária: 60 horas, no turno da tarde, seg, ter, qua, qui e sex

Período de inscrições no site: 16/09 a 26/09

Local de inscrição: Site da SETEQ - http://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/

Data da matrícula e início das aulas: 27 de setembro

Local da matrícula e das aulas: Carreta de Informática, Pátio de Eventos José Hildo Hacker - Travessa Marinete Brito , S/N - CENTRO, Sirinhaém-PE

____________________________

Município: Tuparetama

Curso: Aplicativos Básicos de Informática

Hora e carga horária: 60 horas, no turno da tarde, seg, ter, qua, qui e sex

Período de inscrições no site: 16/09 a 26/09

Local de inscrição: Site da SETEQ - http://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/

Data da matrícula e início das aulas: 27 de setembro

Local da matrícula e das aulas: Escola Municipal José Agostinho dos Santos Escola Municipal José Agostinho dos Santos, PE-275 - centro, Tuparetama-PE

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 8 de 73