Últimas Notícias
Projeto de desenvolvimento dos catadores
Qui, 18 de Janeiro de 2018 11:03

A Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco (Sempetq), por meio do Instituto Travessia, realiza um diagnóstico da situação dos resíduos sólidos no âmbito do Projeto de Desenvolvimento dos Catadores nos municípios da Região Metropolitana do Recife e da Região da Mata Norte. O mapeamento identificará as soluções adotadas para coleta de lixo, de podas e seletiva, além do quantitativo de catadores e subsidiará as políticas públicas municipais e estadual de resíduos sólidos.


 

 
Faculdade em Olinda recebe unidade de atendimento do Expresso Empreendedor
Qua, 17 de Janeiro de 2018 16:37

 

A Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo do Estado (Sempetq), juntamente com a Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO), inaugurou nesta terça-feira (16/01) em Olinda mais uma unidade do Expresso Empreendedor. A cerimônia de abertura aconteceu no auditório da FACHO. Na ocasião, foi realizada uma missa de ação de graças em comemoração aos 45 anos da instituição de ensino. O atendimento ao público iniciará em fevereiro.


O evento contou com a presença da diretora geral da FACHO, Ana Cristina Fonseca, o secretário do gabinete do prefeito da cidade, Arlindo Siqueira, o gerente geral da Micro e Pequena Empresa e de Fomento ao Empreendedorismo, Ricardo Costa Filho, o gestor das unidades do Expresso Empreendedor, Murilo Nóbrega, a coordenadora da Agência de Empreendedorismo, Irenilda Magalhães, e a supervisora do Expresso Empreendedor – Unidade Recife, Rafaela Airola.


O objetivo principal da nova unidade de atendimento é oferecer ao Micro Empreendedor Individual (MEI) e ao potencial empreendedor todas as orientações necessárias à abertura e funcionamento do negócio.


O gestor do Expresso Empreendedor, Murilo Nóbrega, destacou a importância da criação de mais uma unidade de atendimento no Estado. "O Expresso Empreendedor orienta sobre a importância da legalização das empresas. Hoje temos uma grande demanda e queremos alcançar e dar oportunidades a todos os empreendedores, levando capacitação, orientação e estimular também a inovação, fortalecendo ainda mais o empreendedorismo em nosso Estado."



Entre os serviços oferecidos pelo Expresso Empreendedor, estão o de formalização e abertura de CNPJ, emissão de documentos, declaração anual de faturamentos, além de capacitação e educação financeira para os empreendedores.

Os atendimentos acontecem presencialmente, de segunda a sexta, das 8h às 12h e 14h às 18h e podem ser agendados pelo telefone 3429-4100.

 

Outras informações: www.sempetq.pe.gov.br

 

 

 

 

Foto: Giulianna Beatriz/Sempetq

 

 
Empreendedorismo feminino foi tema de palestra do Governo de Pernambuco
Ter, 16 de Janeiro de 2018 16:30

A Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq), por meio do Expresso Empreendedor – Recife, juntamente com o Clube de Negócios Femininos, realizou hoje (16/01) um encontro especial para tratar sobre o empreendedorismo feminino, no auditório da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe). A palestra trouxe informações sobre direitos, deveres e benefícios da formalização como Microempreendedor Individual (MEI) e teve o objetivo de mostrar a força do empreendedorismo feminino, o impacto da força de trabalho da mulher no mundo dos negócios e o caminho para se tornar uma empreendedora de sucesso.




A representante do Clube de Negócios Femininos, Mirela Santos, contou que a ideia do encontro nasceu a partir de pesquisas realizadas com as associadas em que a questão da formalização veio à tona por causa das recentes mudanças na regulamentação do MEI. O Clube de Negócios Femininos foi fundado há três anos e possui três mil mulheres cadastradas não só em Pernambuco. “Trabalhamos muito para combater a ausência de formalização porque só assim a empreendedora conseguirá alçar novas oportunidades e ir além. Então, hoje foi muito importante para elas esclarecerem dúvidas com segurança a partir da expertise da equipe da Sempetq”, avaliou.



Participaram do evento a secretária executiva da Sempetq, Carolina Soares, a coordenadora de trabalho e renda da Secretaria da Mulher, Carolina Malinconico, e Carolina Duarte, da Agência de Fomento de Pernambuco (Agefepe). Durante a palestra, o gestor das Unidades do Expresso Empreendedor, Murilo Nóbrega, lembrou que para ter sucesso talvez seja preciso tentar várias vezes até dar certo. "O sucesso no empreendedorismo é a reação do aprender, fazer, conviver e ser, com objetivos claros e executáveis, unindo o talento e a vocação individual", disse.



Segundo Murilo, o princípio básico da educação financeira é não gastar mais do que ganha e ter consciência em saber ganhar, guardar e gastar. "Quando esses princípios são adotados, a microempreendedora pensa no futuro, elabora orçamento, planeja e consegue controlar as finanças. Criando essa base de sucesso, a empreendedora garante um futuro promissor", concluiu.



A supervisora do Expresso Empreendedor - Unidade Recife, Rafaela Airola, lembrou as obrigações do MEI. "É preciso fazer a declaração anual do faturamento até o dia 31 de maio, renovar semestralmente a licença de funcionamento junto à Prefeitura e pagar mensalmente o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DASN)", esclareceu Rafaela. A supervisora também lembrou que desde o início do ano, o teto de faturamento anual é de 81 mil, sendo este uma grande oportunidade para quem deseja se formalizar.



Terezinha Cavalcanti, uma das participantes do encontro disse que a palestra foi muito importante, pois esclareceu dúvidas sobre a formalização. “Quero abrir um negócio com vendas de artesanato e até então não tinha noção de como iniciar a formalização”, comentou.



Já Vandelúcia Vieira veio para a palestra bem decidida. “Iniciei um negócio com aromatizadores e quero empreender do modo certo para ter sucesso. A palestra é um divisor de águas para meu negócio.”



Ao final da palestra, foi feito um teste onde foi possível perceber o perfil financeiro dos participantes.

 

 

Foto: Rômulo França

 
<< Início < Anterior 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 Próximo > Fim >>

Página 69 de 73