Últimas Notícias
Governo de Pernambuco oferece cursos gratuitos em gastronomia, jardinagem, moda e beleza
Qua, 10 de Janeiro de 2018 16:33


Projeto IDEIA leva capacitação para 16 municípios em todas as regiões do Estado


O ano está apenas começando e há muitas oportunidades para todos aqueles que estão empenhados em buscar novos horizontes, melhorar o currículo ou se preparar para empreender. O Projeto de Incentivo ao Desenvolvimento do Empreendedor Individual e do Autônomo (IDEIA), da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq), oferece cursos gratuitos em 16 municípios, em todas as regiões do Estado, do litoral ao sertão. Há turmas em diferentes áreas como beleza, moda, gastronomia e jardinagem.


Na área de cuidados com a beleza, há três opções de cursos: Make & Hair para Eventos e Festas nos municípios de Afogados da Ingazeira e Salgueiro; Design de Mechas em Serra Talhada, Belo Jardim e Arcoverde e Corte de Cabelo e Escova na cidade de Floresta. Já quem gosta de moda pode aprender sobre Vitrinismo no Cabo de Santo Agostinho e Toritama.


Outros cursos que serão um sucesso são os de gastronomia. Em Garanhuns e Limoeiro, haverá uma turma de Preparo de Cupcakes e Brigadeiros Gourmet. Já em Ouricuri e Carpina os alunos aprenderão a planejar um negócio de Doces e Salgados para Festas. Em Lagoa Grande, o curso será Preparo de Doces e Licores. E em Paudalho haverá uma turma de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos.


Em Gravatá, o curso Técnicas Básicas de Jardinagem promete movimentar o espaço público. Isso porque a aula prática será em um dos points da cidade, o Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, que será devolvido à população mais bem cuidado depois do trabalho que os alunos realizarão no local com atividades para compreender sobre o plantio e cuidados com as plantas, flores e horta. Em Petrolina, os alunos também mexerão com flores dessa vez no curso de Montagem de Arranjos Florais.


O projeto IDEIA tem como objetivo fomentar o empreendedorismo, gerando oportunidades para os Empreendedores Autônomos, Potenciais Empresários, Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e EPP (Empresa de Pequeno Porte). As aulas serão ministradas em parceria com o Senac e desenvolverão conhecimentos específicos com método de ensino prático focado na realidade do mercado e das empresas, a partir de estudos de caso e atividades práticas.


Além das atividades práticas, os participantes são beneficiados com uma palestra sobre Empreendedorismo, Lei Geral do MEI, Atendimento ao Cliente e Educação Financeira, ministrada por um dos técnicos da Sempetq. O evento acontece durante a entrega dos certificados aos concluintes.


Cabo de Santo Agostinho – Vitrinismo – Manhã

Gravatá – Técnicas Básicas para Jardinagem – Manhã

Afogados da Ingazeira – Make & Hair para Eventos e Festas – Noite

Serra Talhada – Design de Mechas – Tarde

Belo Jardim – Design de Mechas – Manhã

Garanhuns – Preparo de Cupcakes e Brigadeiros Gourmet – Tarde

Floresta – Corte de Cabelo e Escova – Noite

Arcoverde – Design de Mechas – Noite

Salgueiro – Make & Hair para Eventos e Festas – Noite

Ouricuri – Doces e Salgados para Festas – Tarde

Toritama – Vitrinismo – Noite

Petrolina – Montagem de Arranjos Florais – a definir

Lagoa Grande – Preparo de Doces e Licores – a definir

Limoeiro - Preparo de Cupcakes e Brigadeiros Gourmet – a definir

Carpina - Doces e Salgados para Festas – a definir

Paudalho – Boas Práticas na Manipulação de Alimentos - a definir

 

 

Foto: Henrique Lima/Sempetq

 
Santa Cruz do Capibaribe recebe curso de Técnico em Vestuário
Qua, 10 de Janeiro de 2018 15:35

O Programa Novos Talentos, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq), está com inscrições abertas até o dia 2 de fevereiro para o município de Santa Cruz do Capibaribe para a turma Técnico em Vestuário. São 20 vagas com aulas ministradas em parceria com o Senai. As inscrições acontecem pelo site www.sempetq.pe.gov.br. A previsão de início da turma é para 19 de fevereiro.

É preciso ficar atento aos requisitos de cada turma. Alguns cursos exigem Ensino Médio completo e mais de 18 anos.

Informações: (81) 3183-7047 e www.sempetq.pe.gov.br

 

Foto: Henrique Lima/Sempetq

 
Palestra abordou mudanças na regulamentação do MEI
Seg, 08 de Janeiro de 2018 16:41

 

A semana começou muito produtiva para aqueles que já são empreendedores ou desejam empreender e compareceram à palestra “O MEI em Primeiro Lugar” realizada hoje (8) simultaneamente no Recife, Caruaru, Petrolina e Ipojuca nas unidades do Expresso Empreendedor e na Agência de Empreendedorismo. Os participantes foram tirar dúvidas sobre as mudanças em vigor desde 1 de janeiro na regulamentação do MEI com a inclusão de novas atividades e a supressão de outras. Além disso, foi informado o prazo limite para a regularização dos débitos que segue até 23 de janeiro.


O estudante Francisco Alves Lima Neto foi um dos que agendou a participação na palestra realizada na Agência de Empreendedorismo, na Boa Vista. “Quero empreender no setor de alimentos e estou pensando em abrir um MEI para ter um CNPJ e poder passar nota fiscal. Então, a palestra hoje foi muito importante para tirar dúvidas.”

Estudante Francisco Alves Lima Neto

 

O técnico eletricista Adalgiso Rocha, aos 63 anos, tem encontrado dificuldade para se reinserir no mercado de trabalho devido à idade e encontrou no empreendedorismo o caminho certo para continuar em atividade. “Estava com muita dificuldade para arranjar emprego, então, vou tirar o meu CNPJ para continuar exercendo minhas funções não mais como funcionário, mas como empreendedor. A palestra foi muito construtiva com informações bem explicadas sobre o MEI”, assegura.

Técnico eletricista Adalgiso Rocha

 

Durante o evento, os empreendedores conheceram as opções de linhas de crédito oferecidas pela Agência de Fomento de Pernambuco (Agefepe), os serviços oferecidos pelo Expresso Empreendedor, Agência de Empreendedorismo e Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) assim como locais e horários de atendimento.  Entre as mudanças apresentadas aos empreendedores esteve o aumento no teto do faturamento passando de R$ 60 mil para R$ 81 mil/ano. E mais, a lista das novas ocupações incluídas tais como a de locador de bicicletas independente e locador de material e equipamento esportivo, além de prestador de serviços de poda, sob contrato de empreitada, independente.

 

Quem perdeu a palestra de hoje poderá se informar presencialmente nas unidades do Expresso Empreendedor ou na Agência de Empreendedorismo nos endereços abaixo.


Endereços:


CARUARU - prédio da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC), Rua Armando da Fonte, 15, térreo, Maurício de Nassau. Telefone: 3725-7600. Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.


IPOJUCA - prédio da AGÊNCIAMAIS, Rua Mário da Costa Monteiro, 98, Centro de Ipojuca. Telefone: 3561-1946. Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 7h às 13h.


PETROLINA - Prédio da Agência do Trabalho, Avenida Tancredo Neves, s/n , 1º Piso, Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. Telefone: 3866-9815. Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 7h às 13h.


RECIFE - Prédio da Junta Comercial do Estado de Pernambuco (JUCEPE), Rua Imperial, 1600, São José, Recife. Telefone: 3182-2801. Horário de funcionamento de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h.


Agência de Empreendedorismo - Rua da União, 293. Boa Vista. Telefone: 3183-7257. Horário de funcionamento de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h.


Foto: Rachel Motta/Sempetq


 
<< Início < Anterior 61 62 63 64 65 66 Próximo > Fim >>

Página 64 de 66