Últimas Notícias
Programa “Ela Pode” dá início as atividades de 2021 nesta sexta-feira
Qui, 18 de Fevereiro de 2021 14:06

A qualificação é uma oportunidade para que as mulheres transformem aprendizado em renda e autonomia financeira. É com este objetivo, que o programa “Ela Pode”, desenvolvido pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), se prepara para iniciar as atividades de 2021 nesta sexta-feira (19) com o apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco. De forma remota, mulheres poderão participar de oficinas online gratuitas que fortaleçam o empreendedorismo e a empregabilidade. Serão 100 vagas para cada atividade. Diversos temas como Liderança, Vendas, Inovação, Finanças, serão abordados e, as participantes, ao concluírem, receberão certificado. Para participar, basta realizar a inscrição através do Google Docs. No dia e horário marcado, a pessoa irá participar das oficinas e ao final de cada uma delas, receberá um certificado.

 

O Ela Pode é o maior programa de capacitação de mulheres do país. Desde 2017, o Instituto já articulou mais de 250 parceiros, públicos e privados, em todos os estados do país, e mais de 200 voluntárias atuando na rede. Nos anos de 2019 e 2020, chegou a capacitar 135 mil mulheres. Este ano, a expectativa é de atender cerca de 45 mil.

 

A Assistente Social Aldelisa Albuquerque, da @sambrownie, revela que a participação no programa foi um divisor de águas em sua vida. “Eu fiz pela primeira vez uma qualificação em outubro de 2019. Foi um ano que eu fiquei desempregada. Eu sou assistente social e estava bem desestimulada. Quando surgiu esta oportunidade de capacitação, ainda de forma presencial, eu fiz e pude enxergar uma mola. Eu vi que eu poderia ir além e isso me deu um gás. Resolvi empreender. Tinha o gosto de fazer bolos e fui investir nisso. Hoje eu estou muito feliz! Vejo que eu posso ser mãe e empreendedora”.

 

Pernambuco teve um papel primordial no crescimento do programa. A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação é uma das principais parceiras do programa. A coordenadora de Qualificação da Seteq, Lúcia Costa, conta que o projeto tem o objetivo de plantar a semente do protagonismo. “A expectativa é continuar ajudando as mulheres a conquistarem a sua independência financeira, seja empreendendo ou na procura de uma oportunidade de emprego. Para isso, nós damos ferramentas modernas e conteúdos que estimulem a vontade de aprender mais”. Ela é uma das mediadoras aqui no estado, junto com a economista Virgínia Krauss.

 

As oficinas acontecerão quinzenalmente. Confira as datas dos cursos e links para inscrições:

 

 

Sexta-feira (19/02)

Horário: 14h

Tema: Finanças

Inscrição: https://elapode.online/lideranca

 

Quinta-feira (04/03)

Horário: 16h

Tema: Vendas

Inscrição: https://elapode.online/marcapessoal

 

Quinta-feira (18/03)

Horário: 16h

Tema: Estratégias de Comunicação com Inovação

Inscrição: https://elapode.online/comunicacao (inscrições abertas após 22/02)

 

Quinta-feira (01/04)

Tema: E-Commerce com Inovação

Inscrição:https://elapode.online/ecommerce (inscrições abertas após 08/03)

 
Empreender é ato de transformação e autoconhecimento
Seg, 15 de Fevereiro de 2021 11:46

 

Empreendedorismo como forma de autoconhecimento. Foi isso que o enfermeiro Gleydson Cesar, 44, descobriu logo após passar dois meses internado com uma pneumonia grave provocada pela rotina extensa agravada pela pandemia do novo coronavírus. “Tive um estresse emocional terrível e comecei a me sentir mal. Dei entrada no hospital com apenas 68% de saturação. Eu pensei que não fosse voltar. Cheguei a ficar 12 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Lá ninguém poderia estar comigo. Mas foi no leito e no silêncio da UTI que eu tive um despertar e pude refletir sobre várias coisas. Comecei a pensar na vida e vi que se continuasse daquela forma, eu iria morrer e tudo iria continuar. Nasci de novo”.

Cesar é casado com a professora Elke da Costa e pai de duas filhas, Isadora, de quatro anos, e Maetê, de dois anos. Ainda no hospital, resolveu reacender uma paixão: o ato de plantar. “Quando eu estava internado me deixaram ficar com o celular. Foi aí que eu comecei a pesquisar sobre plantas. Eu já gostava e entendia pouca coisa. Cheguei a morar no interior há muito tempo. Nessas buscas conheci a filosofia japonesa Wabi Sabi e fiquei encantado”.

A primeira planta dele foi uma “Kokedama”, que, por sinal, faz parte da filosodia Wabi Sabi. Elas são arranjos de plantas aéreas feitos através de uma técnica japonesa que permite suspender, sem nenhum tipo de jardineira. “Minha cunhada queria ter uma planta, mas não sabia como fazer. Eu comecei a pesquisar e estudar sobre elas e consegui produzir. Foi uma realização. A partir daí, passei a estudar mais”. Em seguida, Gleydson começou a explorar os terrários e mini jardins fechados.

Atualmente, Gleydson comercializa as plantas em feiras e em estabelecimentos parceiros. Em um deles, o “Espaço 46”, localizado na Zona Norte do Recife, as plantas estão expostas no Fifeiro. “Eu não vendo uma planta. Eu compartilho amor e energias positivas. Se as pessoas soubessem a importância das plantas dentro de casa, teriam ao menos uma. Cada plantinha que eu planto, faz parte de mim. Faz parte da minha essência. É uma energia muito forte. Eu quero que aquele ser que está chegando em casa, transmita uma energia diferente”.

Empreendedorismo para Gleydson é autoconhecimento. É sair transformar histórias e mudar direções. É com o valor da comercialização das plantas que ele investe em conhecimento e aprimoramento das técnicas. “Acredito que todos nós somos empreendedores e gerenciadores de nossas vidas. Não deixe para depois o que pode ser feito agora. Cada dia é único. Não existe o amanhã e o ontem já passou. Eu descobri no empreendedorismo que eu tenho que viver o hoje e o agora”.

O Expresso Empreendedor, vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação, é um dos caminhos para as pessoas que estão buscando orientações sobre como empreender e se formalizar. Nas unidades, é possível obter informação sobre cadastro de microempreendedor individual, realizar alteração de dados cadastrais, emitir documentos, declaração anual de faturamento, ter orientação financeira e também sobre linhas de crédito oferecidas pela Agência de Empreendedorismo de Pernambuco.

 


 
Mais de 300 cursos gratuitos que dão certificado e melhoram o currículo
Qua, 13 de Janeiro de 2021 11:56

 

**


Professores e especialistas levam  o que há de novo no mercado para quem estiver interessado em crescer, através de parceria entre SETEQ e Instituto Êxito



Em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, o Instituto Êxito oferece mais de 600 horas de conteúdo online, de forma totalmente gratuita, com materiais didáticos, professores e especialistas em áreas bastante procuradas pelo mercado como tecnologia da inovação, marketing, técnicas de vendas e atendimento (vagas sempre em alta nas Agências do Trabalho, por exemplo). Os cursos dão direito a certificado se o participante ver todos os vídeos propostos, responder a avaliação e atingir nota 7. Ou seja, o estudante recebe um ponto a mais para seu currículo, para sua vida.


São cerca de 300 cursos em várias áreas, desde formação pessoal e desenvolvimento de habilidades socioemocionais, até capacitação para microempreendedores. A plataforma é planejada para permitir ao aluno ou aluna a aquisição de competências e geração de trabalhabilidade, o que leva à criação de empreendimentos e geração de emprego e renda.


No ambiente, ainda, existem trilhas educacionais, que facilitam a capacitação direcionada em determinada área criando um grupo de cursos que podem ser acessados pelo aluno. O site é acessível por  por computadores ou smartphones e o usuário poderá assistir a quantos cursos desejar.


"Se você estudar pelo menos uma hora por dia, se der pelo menos uma hora do seu tempo, já vai fazer a diferença na sua vida, você já vai ter mais chance no mercado de trabalho. Quando os nossos jovens se estimularem mesmo a usar a internet para estudar, para aprender coisas novas, eles vão realmente se destacar na profissão", disse o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.




Veja apenas alguns exemplos de:

Algumas trilhas

Marketing

Mulheres empreendedoras

Mundo digital

Crescimento e desempenho

Empreendedorismo avançado


Áreas

Desenvolvimento pessoal

Educação

Empreendedorismo

Geração de Renda

Gestão de negócios

Inspiracional

Saúde

Tecnologia


Gestão e negócios

Financeiramente em paz

GPS do destino

Fluxo de Caixa

Criando um negócio


Desenvolvimento Pessoal

Mulher Indesistível

Desperte seu talento

Como otimizar resultado

 

https://exito.app.toolzz.com.br/


 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 7 de 66