Últimas Notícias
Agências do Trabalho de Pernambuco vão fechar durante quarentena
Qua, 17 de Março de 2021 11:49

Expressos Empreendedores também irão suspender as atividades presenciais

 

Por Aline Moura/SETEQ

As Agências do Trabalho de Pernambuco e os Expressos Empreendedores, ambos vinculados à Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação, estarão fechadas entre 18 e 28 de março, atendendo ao novo decreto do Governo do Estado. Os trabalhadores que estão agendados para fazer atendimento presencial nessas datas serão remanejados e poderão ser atendidos na semana da reabertura, a partir do dia 29.

A decisão foi anunciada pelo secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes após reunião em consenso com os secretários executivos Álvaro Jordão, Eric Santos e Adriana Queiroz. Segundo ele, a medida é uma forma de atender aos servidores ( 218 ao todo), que estão preocupados com o crescimento dos números de casos de coronavírus, e evitar a sobrecarga no sistema de saúde.

As agências oferecem atendimento para Seguro Desemprego e Intermediação de Mão de Obra. “Pelas Agências e pelos Expressos, passam cerca de 6 mil pessoas por semana. Somente em Caruaru, por exemplo, são cerca de 800 pessoas na Agência e 400 no Expresso. Então, é importante que as pessoas fiquem em casa neste momento”, disse o secretário Alberes Lopes.

Segundo o secretário executivo Álvaro Jordão, a medida também visa proteger os servidores que estão há mais de um ano, na linha de frente. Ele explica que todas as unidades funcionaram no ano passado, mesmo na pandemia. Pernambuco foi o primeiro Estado onde as agências abriram as portas para atender aos trabalhadores, mas, dessa vez, a opção é de fechar.

Álvaro Jordão informa que haverá atendimento remoto das 9h às 13h, exclusivamente para fornecer ao trabalhador e à trabalhadora, informações sobre o Seguro Desemprego. A oferta de vagas de emprego ficará suspensa neste período. Ele frisou que, depois de um ano de pandemia, as pessoas têm mais facilidade de usar a internet e os aplicativos de celular. Quem precisa dar entrada no Seguro Desemprego, pode baixar a Carteira de Trabalho Digital, nas lojas de aplicativos. Se tiver dúvidas de como fazer, pode mandar e-mail para uma de nossas agências. Todos os telefones estão no nosso site www.seteq.pe.go.br.

 

EXPRESSO - Com o endurecimento das medidas de contenção da Covid-19 em Pernambuco, todas as seis unidades do Expresso Empreendedor, localizadas nas cidades de Recife, Ipojuca, Caruaru, Petrolina, Salgueiro e Cabo de Santo Agostinho, também farão atendimento remoto a partir desta quinta-feira até o dia 28 de março de 2021, através do WhatsApp. O horário de funcionamento será das 8h às 13h. Será possível obter informações sobre boletos e orientações.

Expressos

Recife: (81) 3183.7015

Caruaru: (81) 9 8926.3326

Ipojuca: (81) 3 8117.7203

Petrolina: (87) 99109.4954 (Ana) / (74) 98853.0302 (Nilton) / (87) 9 8805.9553 (Alexandre)

Salgueiro: (87) 9 9612.0103

Veja os e-mails e telefones das Agências no site www.seteq.pe.gov.br

 

 
Contagem regressiva para mudança do Expresso Empreendedor Recife
Ter, 02 de Março de 2021 10:20

Novo espaço funcionará na Agência do Trabalho da Boa Vista das 8h às 13h

Faça a contagem regressiva. A partir da próxima segunda-feira (08), o Expresso Empreendedor do Recife, localizado na Rua da União, vai mudar de endereço. O espaço será deslocado para dentro da Agência do Trabalho que fica na Rua da Aurora e atenderá por agendamento online. Com marcação pela internet, o empreendedor também poderá participar, todas quarta-feiras, de forma gratuita, da palestra `Por que ser MEI, no auditório da Agência. Os dois equipamentos são vinculados à Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco.

 

Segundo a coordenadora do Expresso Empreendedor Recife, Carla Bandeira, a unidade vai abrir das 8h às 13h, no mesmo horário da Agência do Trabalho. No local, o microempreendedor pode fazer o cadastro do MEI (se formalizar) e tirar qualquer dúvida em relação ao MEI, fazer alteração de dados, receber a emissão de documentos como (DAS, CNPJ e Certidão), bem como fazer a Declaração Anual de Faturamento. “O espaço contará com o apoio do SEBRAE-PE e, nas quartas-feiras, vamos fazer ‘Por que ser MEI’. Segundo Carla, atualmente, existem mais de 360 microempreendedores em Pernambuco. “É importante que as pessoas entendam a importância de se formalizar”, disse Carla.

 

Dependendo das carências, o MEI pode vender para o Governo, ter acesso a produtos e serviços bancários, como crédito, baixo custo mensal nos tributos, apoio técnico do Sebrae, e direitos como aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte.

 

O WhatsApp do Expresso Empreendedor é: 3183-7232

 
Secretaria do Trabalho lança Fortalece a Igualdade de 2021
Qui, 25 de Fevereiro de 2021 14:45

 

*Secretaria do Trabalho lança Fortalece a Igualdade de 2021*

Por Samuel Calado

O programa Fortalece a Igualdade, criado pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, se prepara para dar início às atividades do ano de 2021 nesta segunda-feira (01). A iniciativa tem a intenção de empoderar e qualificar pessoas autodeclaradas negras em 21 cidades do Estado. Serão mais de 500 vagas distribuídas entre diversos cursos. A segunda edição do programa foi dividida em etapas e na primeira, participam as cidades Ibirajuba, no Agreste de Pernambuco, e Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, totalizando 50 vagas. As inscrições começam nesta quinta-feira (25) e seguem até o próximo domingo (28).


Em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, serão ofertadas 25 vagas para o curso de “Assistente Administrativo”. Já na cidade de Ibirajuba, no Agreste de Pernambuco, as oportunidades são para o curso de “Culinária Básica”, com mesma quantidade de vagas. Para se inscrever, o candidato deve realizar inscrição através do link (http://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/). A data da qualificação dos demais municípios será divulgada de acordo com a disposição das prefeituras e medidas de enfrentamento à pandemia. É preciso ter ensino fundamental completo para participar.


A coordenadora de Projetos da Qualificação, Rafaela Toscano, conta que o programa visa a diminuição da desigualdade social e da discriminação racial nos municípios de Pernambuco. “O fortalece a Igualdade tem enfoque no acesso ao mercado de trabalho, empreendedorismo, combate à violência, combate ao racismo e a xenofobia. É uma capacitação para 25 alunos onde fortalece a igualdade. Após a sua formação, estarão aptos para o mercado de trabalho e serem empreendedores, e desta forma poderem gerar renda para suas famílias e aquecer a economia local”.


O Secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, reforça sobre a importância da iniciativa para combater as desigualdades e fortalecer a geração de emprego e renda. “Na mesma intensidade que o programa combate às desigualdades sociais e a discriminação racial, ele promove a qualificação e oportunidades para a geração de emprego. Isso é muito importante para o desenvolvimento das cidades, uma vez que aprimora as potencialidades, combate a violência e estimula a cidadania”.


A Bacharel em Turismo, Avani Maria da Costa Silva, 68, participou da primeira edição do programa e fez o curso de “Agente de Informações Turísticas”, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Ela conta que o programa ajudou a desconstruir preconceitos e fortalecer a igualdade. “Foi muito bom. Tivemos uma gama enorme de conhecimentos. Fizemos várias visitas na cidade. Coisas que eu nem conhecia e pude aprender. As aulas eram dinâmicas. Visitamos a parte econômica da cidade, bibliotecas, museus e outros lugares chaves de Olinda. Aprendemos a interagir com várias pessoas e respeitá-las em sua essência e identidade”.



SERVIÇO

Programa Fortalece a Igualdade II

Primeira etapa: Abreu e Lima e Ibirajuba

Inscrições: Até o dia 28 de fevereiro de 2021

Link: http://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 6 de 66