Secretário Alberes Lopes é eleito presidente do Fonset
Qua, 29 de Setembro de 2021 18:00

 

Por Aline Moura
@seteqgovpe
@alinemourinha

 

_Fórum representa todas as secretarias do trabalho do Brasil_

 

O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, foi eleito, nesta quarta-feira (29), como presidente do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset). A instituição é formada pelos titulares das secretarias estaduais de trabalho e pela pasta de Trabalho do Distrito Federal. O fórum foi criado no final dos anos 80 e se tornou importante espaço de diálogo e troca de experiência entre os estados e o Governo Federal. O mandato é de um ano e pode ser prorrogado por mais um.

 

 

Alberes Lopes venceu por 15 a 9 votos o secretário Thales Mendes Ferreira, do DF. “Eu estou lisonjeado, como pernambucano, em assumir a presidência do Fonset. É uma responsabilidade ainda maior, mas que eu vou me dedicar ao máximo para dar o melhor de mim, para que a gente possa ajudar na empregabilidade e na manutenção e, principalmente, na estrutura das nossas Agências do Trabalho, para que a gente possa respaldar o trabalhador que precisa tanto de atenção e que sofre no momento difícil que a gente vem passando”. “Nosso maior desafio é fazer com que o governo federal possa reestruturar o SINE, que está falido em todo o País”, declarou o secretário.

 

O encontro dos secretários estaduais da área trabalhista foi o primeiro presencial da pandemia. “Nós tratamos de assuntos relacionados ao Ministério do Trabalho e à liberação de recursos do Sistema Nacional de Emprego, bem como também de recursos para qualificação e infraestrutura. O SINE é um programa fundamental para os trabalhadores que procuram emprego. Ele foi criado em 1975 a partir de exigências da Organização Internacional do Trabalho, onde os países membros têm a responsabilidade de organizar a relação do trabalho e emprego e isso está em discussão, na atualidade do Brasil, tendo em vista que a dificuldade de emprego é grande e precisa de uma atenção maior do Governo Federal”, disse o secretário. Ele acrescentou que o próximo passo será marcar um encontro com o Ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, para ``deliberar assuntos relacionados à estrutura do Sine e à qualificação no Brasil”.

 

 

RESULTADO DA ELEIÇÃO - Antes de viajar para Brasília, nesta quarta-feira, Alberes era vice-presidente do Fonset e representava o Nordeste. Agora, o espaço se ampliou. O secretário do Trabalho pernambucano começou a se tornar mais conhecido em Brasília a partir das Centrais de Oportunidade de Pernambuco, criadas pelo Governo Estadual em parceria com as prefeituras municipais, a partir de diálogo e habilidade política entre as partes.

 

As COPEs expandiram o apoio ao trabalhador e ao empreendedor no Estado, enquanto outros lugares encolheram suas agências. A iniciativa começou no meio da pandemia e gerou uma mudança de face no SINE-PE, num momento em que o Governo Federal parou de enviar recursos não só para as agências do trabalho do Estado como de todo o Brasil.