*Fortalece a Igualdade entrega certificados em Glória de Goitá*
Seg, 05 de Julho de 2021 18:29

Por Laura Martiniano/especial para a SETEQ

Nesta segunda-feira (05), o programa Fortalece a Igualdade, dedicado a capacitar profissionalmente pessoas negras e pardas no Estado, formou alunos e alunas do curso técnico de auxiliar administrativo no município de Glória do Goitá, na Zona da Mata pernambucana. As aulas foram ministradas ao longo de 35 dias e duraram 75 horas no total. O projeto é resultado de uma parceria entre a Secretaria estadual do Trabalho, Emprego e Qualificação, a prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Políticas Sociais, Desenvolvimento, Trabalho e Juventude.

O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, compareceu à cerimônia de entrega dos certificados. Também marcaram presença no evento a prefeita de Glória do Goitá, Adriana Paes, o secretário de Políticas Sociais, Rafael Santos, o coordenador da Consul, Wilson Monteiro, o vereador Rodrigo Martins, o deputado Henrique Queiroz Filho, e as diretoras de Políticas Sociais, Eliane Alves e Manuela Barros.

Rodrigo Martins demonstrou satisfação com a conclusão do curso. "Eu fico muito feliz porque nós temos uma gestão comprometida com a qualificação e com essa parceria com o Governo do Estado. Mesmo sofrendo com a pandemia, o município não deixou de profissionalizar o povo", contou ele. "Alberes é parceiro de Glória do Goitá. Essa política de parceria com o Palácio é reconfortante e mostra que o município está mais próximo do Governo do Estado", disse.

Para prefeita Adriana Paes, os cursos profissionalizantes são um diferencial no currículo e chamam atenção na hora da contratação. "Quando mais nos qualificamos, mais subimos na escala. A chance de conseguirmos essas vagas é muito maior", afirmou ela.

Segundo o secretário Alberes, é importante destacar o comprometimento da equipe da prefeita na capacitação da população. "Esse é o primeiro passo, a primeira etapa de muitas que vêm pela frente", relatou. Ele também citou os cursos realizados em Petrolândia: "Temos depoimentos belíssimos de pessoas que não tinham dinheiro nem para fazer a feira de casa. Quando fui participar da cerimônia de entrega dos certificados, eles já estavam vendendo para a Inglaterra. Gente que não tinha o que comer já estava com moto, carro e geladeira nova. Isso foi muito significativo para mim, porque eu pude ver a transformação através da capacitação. Hoje o mercado está muito competitivo, e, para quem, não possui qualificação é ainda mais difícil adentrar."

O curso fez a diferença na vida de Edilene Maria da Silva, uma das formandas. Após anos de dedicação à família, ela investiu em si mesma. "Ter esse momento para mim foi muito prazeroso. Esse certificado tem um significado muito importante para mim e para meu trabalho. Quando você entra no curso, sua visão sobre o mercado abre. Eu estava restringida ao meu próprio trabalho, e agora vejo que tenho outras oportunidades", falou Edilene.

Central de Oportunidades – O secretário Alberes Lopes ainda visitou o espaço escolhido pela prefeitura para a instalação da futura Central de Oportunidades.