Agência de Empreendedorismo

História e Perfil



Em 2010, o desenvolvimento econômico registrado por Pernambuco nos últimos anos chamava a atenção. A economia crescia acima da média nacional e o número de novos empreendimentos que chegavam ao Estado aumentava a cada ano. E para continuar crescendo em ritmo acelerado foi preciso estimular não apenas os grandes empreendimentos, mas, principalmente, interiorizar o desenvolvimento econômico e impulsionar os empreendedores das micro, pequenas e médias empresas, além dos empreendedores individuais ou que atuem em grupos com aval solidário (que podem ter de três a cinco pessoas).



Pensando em impulsionar a economia local foi criada, em 2011, a Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe), uma instituição financeira que atua em regime de economia mista e é integrante da administração indireta do Governo do Estado de Pernambuco. A Agência é ligada à Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (SETEQ). Em outubro de 2019, com o lançamento do programa Crédito Popular, mudou de nome e passou a se chamar Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE). Uma denominação que busca reforçar a ampliação de seu papel na área do Microcrédito.



A AGE procura também integrar o empresariado local, apoiando a modernização e a inovação das empresas, e estimulando a descentralização da economia. E reforça sua função social em promover a geração de emprego e renda para os micro e pequenos empresários. Caso seja considerada apenas a carteira de Microcrédito, já foram cadastrados mais de 5 mil empreendedores e injetados cerca de R$ 11 milhões na economia de Pernambuco, até meados de 2020.



O trabalho da AGE é focado em estruturar e viabilizar financeiramente os projetos considerados prioritários para o desenvolvimento de diversos setores da economia pernambucana, por meio da concessão de crédito para empresas sediadas exclusivamente no Estado. Dessa forma, a AGE estimula o aumento da competitividade, internaliza os efeitos positivos do avanço econômico e ajuda a transformar a vida das pessoas.



Missão



Promover e financiar o empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de Pernambuco.



Visão



Ser referência no financiamento ao empreendedorismo pernambucano.



Valores



Qualidade e agilidade no atendimento ao cliente;


Compromisso com o sucesso e a satisfação do cliente;


Ambiente interno integrado, focado e com espírito de equipe;


Ética e transparência na gestão da Empresa e dos negócios;


Valorização da atuação em parceria, de forma pró-ativa, inovadora e empreendedora.

Entre no site da AGE e veja todos os serviços. Saiba mais sobre o Crédito Popular
http://www.age.pe.gov.br/historia-e-perfil