Secretário

ALBERES LOPES, 40 anos, é secretário estadual do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco. Ele é presidente do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset). Foi eleito em 29 de setembro de 2021 para o mandato de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano. Também é diretor para Assuntos de Crédito da Fecomércio-PE (2018-2022)

Alberes se tornou o principal articulador da construção da maior rede de apoio aos trabalhadores em vários municípios do Estado, ao propor a criação da Central de Oportunidades, um equipamento que reúne, num único lugar, serviços da Agência do Trabalho, da Jucepe, do Expresso Empreendedor e da Agência de Empreendedorismo, que somente na pandemia liberou R$ 68,3 milhões para os trabalhadores.

Ao lado do governador Paulo Câmara, Alberes inaugurou cerca de 30 Centrais de Oportunidade desde 2019 e tem previsto, se tudo der certo nas parcerias com as prefeituras, a abertura de até 100 em 2022.

Foi sob a coordenação dele também e da ADEPE que o Governo de Pernambuco lançou o plano Emprego PE, que oferece incentivo de meio salário mínimo para cada novo funcionário contratado pelas empresas pernambucanas, por seis meses, com prorrogação de mais dois, desde que o empreendimento não tenha demitido ninguém a partir do lançamento do programa.

Alberes é formado em administração de empresas, foi presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Jovem de Caruaru (2010-2014); diretor Legislativo do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (2010-2014) e presidente do SINDLOJA (2014-2018).

De 2014 a 2018, também foi diretor para assuntos tributários da Fecomércio e conselheiro do SENAC/PE (2014-2018). Também exerceu cargo de Diretor-Presidente na empresa Salão da Moto Ltda. (2001-2018).

Nasceu em Caruaru, foi presidente da Câmara de Vereadores de Ibirajuba  (2010 a 2012) e vereador (2009 a 2012 e 2013 a 2016). É também é do conselho superior do Sindloja Caruaru e *integrante da Câmara Brasileira do Comércio de Peças e Acessórios para Veículos (CBCPAVE)*.

Conheça mais sobre o perfil do secretário que representa todos os titulares da área do Trabalho no Brasil