Últimas Notícias
Agora, é a vez de Petrolina receber os certificados do Programa Fortalece a Igualdade
Ter, 28 de Maio de 2019 08:39
O projeto estadual, com apoio federal, é voltado para o público negro LGBT de outros municípios como Recife, Olinda, Caruaru e Garanhuns


O Programa Fortalece a Igualdade, idealizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (Seteq) e voltado ao público negro LGBT, vem rompendo tabus e conquistando sorrisos pelos municípios que têm passado. Desta vez, o município que irá receber, na próxima quinta-feira (30), a celebração de entrega dos certificados para o curso de Assistente Administrativo, é Petrolina, localizado no Sertão São Francisco pernambucano. O evento será realizado na Escola Social de Qualificação Profissional, na BR-407, 571, na Cohab Massangano.

O Fortalece a Igualdade é uma parceria da Seteq com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos/MMFDH. “O programa está sendo desempenhando com muito trabalho e esforço de todos os colaboradores que vêm tornando realidade o sonho de muitos jovens e adultos negros e LGBT que desejam se capacitar e aumentar as chances para ingressarem no mercado de trabalho”, declarou a secretária executiva de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo, Adriana Queiroz.

O programa vem oferecendo cursos de qualificação que trespassa em várias áreas desde Cabelo Afro, Agente de Informações turísticas, Assistente Administrativo, Noções de Risco e Corte a Modelagem em Moda Praia e Moda íntima. Todos com o intuito de ajudar a diminuir a discriminação que ainda se encontra latente em nossa sociedade que atinge, de forma mais visível, à população negra LGBT.

Caminhando para a reta final, o Fortalece a Igualdade, segundo os organizadores, contribui não só na formação desse público, mas também na melhoria de qualidade de vida, na quebra de barreira da invisibilidade, dando voz e força para que essa luta diária seja um discurso cada vez mais frequente, e para que seja de todos e todas com o objetivo de um mundo mais igualitário.

“É de extrema importância a entrega do certificado. É importante porque é o fechamento do ciclo de empoderamento desse público, que é o recorte da população que infelizmente sofre diversos tipos de preconceitos, não possuindo abertura total como os demais integrantes da população. O Fortalece a Igualdade é o primeiro de outros projetos que a Secretária do Trabalho, Emprego e Qualificação está fazendo no âmbito desse recorte da sociedade”, disse o coordenador do Fórum Estadual da Micro e Pequena Empresa, Luís Gonzaga, e um dos idealizadores do projeto inclusivo.

Texto: Patriny Aragão
 
Palestras oferecidas pela Seteq nesta última semana de maio
Seg, 27 de Maio de 2019 16:19

 

 

 

Na última semana para declaração do Microempreendedor Individual (MEI) – o prazo termina no dia 31 - aproveitamos para divulgar as palestras disponibilizadas pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação nesta última semana de maio. A oportunidade de aprendizado estará disponível nas unidades do Expresso Empreendedor, na Agência de Empreendedorismo do Recife e no Expresso Empreendedor do Recife.


Em alguns eventos, você pode saber todas as informações sobre a Lei Geral do MEI e receber dicas de Como se Tornar um Empreendedor de Sucesso. E mais: temas como educação financeira, além de consultoria contábil e financeira estarão à disposição de quem quer estrear no ramo do empreendedorismo ou já atua na área.


“Qualificação é uma das formas de poder para que todos tenham a habilidade de estar no mercado de trabalho, seja enquanto funcionário ou como empreendedor, gerando sua própria renda. Ninguém pode achar que não precisa mais de conhecimento”, declarou a secretária executiva de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo, Adriana Queiroz.

Confira abaixo a programação completa:


AGENCIA DE EMPREENDEDORISMO DO RECIFE

Aberto ao público

Dia 28

Hora: 9h às 11h - PALESTRA: Lei Geral do MEI com Bruna Siqueira/AGEM

Dia 29

Hora: 9h às 11h - PALESTRA: Como se Tornar um Empreendedor de Sucesso com Murilo Nóbrega/SEMPEE

Dia 30

Hora: 9h às 11h - PALESTRA: Educação Financeira com Murilo Nóbrega/SEMPEE

Para maiores informações entre em contato através do telefone: (81) 3182.2801

EXPRESSO EMPREENDEDOR DE RECIFE

Dia 29

Hora: 09h às 11h - PALESTRA: Lei Geral do MEI com Christiane/EE

Para maiores informações entre em contato através do telefone: (81) 3182.2801


EXPRESSO EMPREENDEDOR DE CARUARU

Aberto ao público

Dia 29

Hora: 14h às 16h - PALESTRA: Lei Geral do MEI /SEBRAE

Dia 30

Hora: 08h às 17h -  CONSULTORIA: Contábil e Financeira /SEBRAE

Para maiores informações entre em contato através do telefone: (81) 3725.7603


EXPRESSO EMPREENDEDOR DE IPOJUCA

Aberto ao público

Dia 29

09h às 11h - PALESTRA: Lei Geral do MEI com Eduardo Bohn


Para maiores informações entre em contato através do telefone: (81) 3561.1946


EXPRESSO EMPREENDEDOR DE PETROLINA

Aberto ao público

Dias 28

Hora: 09h às 10h - PALESTRA: Lei Geral do MEI com Eduardo

Para maiores informações entre em contato através do telefone: (82) 3866.9815

 

Texto: Aline Moura

 
Fortalece a Igualdade encerra em Caruaru com direito a desfile
Ter, 21 de Maio de 2019 17:37

 

 

“Falo, sim, bem feliz”. Esta foi a resposta do jovem Nadilson Alves da Silva, 21 anos, ao ser questionado se daria um depoimento sobre o programa estadual Fortalece a Igualdade, no qual se inscreveu em abril passado para receber, nesta quarta-feira (22), o certificado do curso Modelagem em Moda Praia e Moda Íntima, no município de Caruaru. Nall, como prefere ser chamado pelos amigos, é um dos 25 alunos do curso de qualificação oferecido pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco que participam da cerimônia programada para esta quarta-feira, às 16h, no Museu Memorial de Caruaru. No evento, haverá desfile para exposição das peças produzidas pelos alunos, bem como a presença de representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Caruaru.

 

“Eu nunca tinha pegado numa máquina antes, nunca tinha feito nem uma tiara de boneca e agora sei fazer um biquíni”, contou Nall, orgulhoso, acrescentando estar ansioso para receber o certificado. “No Dia das Mães, pude dar um presente, feito por mim, a minha mãe do coração. Tirei as medidas escondido, fiz tudo, orgulhei a ela e me orgulhei. Ela é uma bênção na minha vida”, declarou, emocionado.


Nall se mudou para Caruaru há cerca de dez anos com a família, que buscava mais oportunidades. Ele nasceu em Agrestina e atualmente mora no Bairro do Salgado, no mesmo local onde o treinamento foi realizado para formar mão de obra capacitada – seja para abrir o próprio negócio ou ter mais oportunidade de contratação. “Um curso desses, de graça, para beneficiar pessoas negras LGTB e formar pessoas capacitadas para o polo têxtil de Caruaru foi maravilhoso”, completou, referindo-se ao objetivo do programa.


O Fortalece a Igualdade foi idealizado pela Secretaria do Trabalho Emprego e Qualificação de Pernambuco e recebeu apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do Governo Federal, bem como recebeu o apoio da Prefeitura de Caruaru, que cedeu o local. O Fortalece ofereceu 200 vagas de qualificação nos município do Recife, Olinda, Caruaru, Petrolina e Garanhuns, mas ainda há em andamento. “Eu peguei a oportunidade com muita alegria”, completou Nall.


“O Fortalece a Igualdade auxilia como instrumento de conscientização das pessoas para um tratamento mais humanitário, sem racismo, sem preconceitos. O projeto dá um empoderamento maior à comunidade negra LGBT, que ao longo da História, teve seus direitos violados, tendo, assim, maior dificuldade de acesso à educação e ao mercado de trabalho”, disse o coordenador Fórum Estadual da Micro e Pequena Empresa Luís Gonzaga.

 

Texto: Aline Moura

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 123