Parceria para qualificar trabalhadores nos polos do Café e das Flores
Sex, 15 de Março de 2019 10:23

As secretarias do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), Turismo, Agricultura e Desenvolvimento Econômico criaram uma parceria para acelerar o desenvolvimento dos polos do Café e das Flores em Pernambuco. As quatro pastas estaduais iniciaram estudos para fortalecer essas duas rotas do interior pernambucano para gerar emprego e renda para os trabalhadores e trabalhadoras, dentro do programa Pacto pelo Emprego, idealizado pelo governador Paulo Câmara.

 

Segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, a idéia do grupo é fortalecer esses dois arranjos produtivos locais para beneficiar municípios como Garanhuns, Triunfo, Barra de Guabiraba, Bonito, Camocim e Taquaratinga do Norte. Cada secretaria vai contribuir com uma parte do projeto para que, trabalhando em conjunto, as operações de crédito também possam ser liberadas pela Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (AGEFEPE).

 

A reunião entre os representantes das secretarias se realizou na sede da Seteq, no Recife Antigo. Também participaram do encontro integrantes da Ad Dipper e do Sebrae.

 

As próximas etapas envolvem: levantar os custos, fazer o estudo de solos e pragas que possam atingir as flores e o café, formatar os Arranjos Produtivos Locais (APLs), realizar um convênio com o Sebrae, e qualificar os trabalhadores. “Avançamos bastante. A reunião foi muito produtiva e estamos animados com a possibilidade de ajudar nossos trabalhadores”.

 

O que é um Arranjo Produtivo Local?

 

Um conjunto de fatores econômicos, políticos e sociais, dentro de um mesmo território, onde se desenvolvem atividades que apresentam vínculos de produção, interação, cooperação e aprendizagem é considerado como  Arranjo Produtivo Local (APL).